Controle financeiro: Como fazer uma boa gestão de custos?

Especialmente nos momentos de crise econômica, a sobrevivência de uma empresa irá depender de uma boa gestão financeira e administrativa.

Por isso, não tem jeito: A principal forma de evitar prejuízos – e em alguns casos até a falência – é ter um controle de saída do setor financeiro do seu negócio.

Por isso, a gestão de custos é uma peça fundamental nessa engrenagem e  necessita ser realizada com muita atenção.

Esses mecanismos e controles servem como um norte para qualquer empreendedor. Além disso, deve ser visto como um conhecimento básico para qualquer empresário de sucesso.

Veja nesse artigo como realizar uma boa gestão financeira e de qual forma ela pode impactar no seu negócio.

O que é gestão e análises de custos?

A gestão de custos é uma parte do processo da gestão financeira em si. Essa etapa da análise quantifica e controla todo capital que sai da conta empresarial para manter as atividades da empresa em funcionamento. Esses custos podem ser tanto fixos quanto variáveis.

A gestão tem como objetivo controlar os gastos e evitar aqueles que são supérfluos. Assim, a empresa tende a gastar menos e lucrar mais. Alguns custos comuns que podem ser reduzidas são:

  • Mercadorias e insumos
  • Energia elétrica
  • Conta telefônica
  • Mensalidade da internet
  • Mão de obra terceirizada
  • Transportes diversos
  • Materiais para funcionamento do escritório
  • Pagamento de aluguel ou IPTU
  • Salários e remunerações
  • Investimento em marketing
  • Impostos e tributações
  • Entre outros.

Como fazer uma boa gestão de custos?

O sucesso de uma empresa não está ligado somente ao lucro no final do mês, mas também com decisões administrativas e assertivas, como uma gestão de custo bem realizada. Essa gestão permitirá não só a sobrevivência do empreendimento, mas também uma maior projeção frente à concorrência. Mas, quando mal feita, pode influenciar na diminuição dos lucros.

Para isso, realizar um fluxo de caixa periodicamente e também contar e saber ler os demonstrativos contábeis s é parte fundamental. Assim, é possível administrar estrategicamente, com base em análises, planilhas e dados. Conte com quatro etapas: elencar os gastos, botar em planilha, analisar e replanejar.

Na etapa de análise, verifique os gastos básicos da empresa e não se atenha aos ganhos. Perceba o que é investimento e o que é supérfluo e então planeje o próximo mês. Outros aspectos devem ser levados em consideração:

  • Patrimônio líquido
  • Demonstrativos de resultados
  • Balanço patrimonial

Como os gastos interferem no controle financeiro de uma empresa?

Os gastos determinarão a sustentabilidade financeira da empresa. Se forem excessivos, os prejuízos e a queda na produtividade ficarão evidentes. Se forem saudáveis, promove o crescimento do empreendimento.

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