Planejamento contábil tributário: Saiba qual a importância!

Apenas quem possui uma empresa sabe o impacto que o pagamento de tributos pode causar ao faturamento. Afinal, a carga tributária do Brasil é considerada bastante elevada, tendo a maior taxa de impostos da América Latina, conforme dados da Estatísticas Tributárias na América Latina e Caribe.

Mas, com uma gestão competente é possível planejar e reduzir os investimentos nesse âmbito, através de métodos contábeis. O planejamento contábil tributário é de extrema importância para qualquer empresa, independente de porte ou segmento que ela tenha.

Como as normas tributárias passam por constantes alterações é bastante comum que muitas empresas encontrem dificuldades em apresentar crescimento. Um dos principais fatores é ter uma carga tributária excessiva e mal administrada. Quando o assunto é planejamento tributário ainda existem muitas dúvidas, afinal, essa é prática relativamente nova no Brasil.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma análise e gestão aprofundada dos tributos que competem a uma organização empresarial. Esse controle visa economizar em impostos e atingir objetivos da empresa, porém, agindo sempre através de decisões legais. Para isso, é necessário que uma elisão fiscal seja realizada com toda a segurança possível.

Esse é um método que utiliza dados confiáveis, realizado para encontrar meios contábeis e fiscais de reduzir o valor a ser pago a título de tributos, cobrado sobre operações ou produtos. Toda essa atividade é realizada levando em consideração o regime tributário no qual a empresa está enquadrada (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real).

O planejamento tributário utiliza de coleta de informações para poder definir as melhores ações. Geralmente, ele é feito a partir de dados como:

  • Faturamento
  • Despesas operacionais
  • Serviços
  • Investimentos
  • Quadro societário
  • Fontes de recursos
  • Despesas com folha de pagamento
  • Margens de lucros (por atividade econômica)
  • Compras (estaduais, interestaduais e importadas)

Qual é a importância do planejamento tributário?

O objetivo do planejamento é não só reduzir os custos necessários, mas também permitir o desenvolvimento saudável de uma empresa. É ele quem irá fazer uma projeção das atividades econômicas da empresa e diminuir a soma de tributos e impostos. Inclusive, quando uma empresa está em momentos de necessidade, adiar essas ordens de pagamentos é sim permitido.

Porém, para que tudo transcorra conforme a lei, um planejamento de ponta é necessário para identificar em quais situações essa possibilidade está prevista. Claro que essa é uma atividade que não pode ser confundida com evasão fiscal, ou seja, o não pagamento de tributos. Além disso, o planejamento tributário também possui outras utilidades:

  • Evitar que tributos incidam
  • Diminuir valores recolhidos a títulos de impostos
  • Contar com incentivos fiscais e extrafiscalidades

Quais são os tipos de planejamento tributário?

É importante que o gestor empresarial saiba que existem dois tipos de elisão fiscal. Ou ela será decorrente da lei ou será resultante de uma brecha existente na lei. No primeiro caso, a própria legislação permite que impostos sejam reduzidos através de incentivos fiscais.

Já na segunda possibilidade, a empresa utiliza de macetes próprios, desde que não sejam ilegais. Mas, o que pode funcionar para uma organização pode ser um erro para a outra. Por isso, é muito importante que esse tipo de planejamento contábil seja feito por um profissional capaz.

Apenas ele poderá avaliar cada caso de forma individual, como deve ser feito, de acordo com o regime tributário da empresa.

Quem é responsável por fazer o planejamento tributário?

A legislação tributária do Brasil é bastante complexa. Por isso, o empresário não pode planejar e tomar esse tipo de decisão por conta. Para que a gestão de tributos seja feita de acordo com a legislação, é imprescindível que um profissional contábil se responsabilize por esse planejamento.

A contabilidade é uma ciência que controla o patrimônio, a análise de tributos e outras atividades necessárias para uma gestão qualificada. Está precisando redefinir o seu investimento em tributos?

A PB Contabilidade trabalha com profissionais competentes para esse tipo de função tributária.

Nossa equipe presta toda assessoria necessária para que sua empresa reduza os gastos e obtenha melhores resultados em médio e longo prazo. Entre em contato e solicite um orçamento de nossos serviços através do nosso e-mail, telefone ou agência fixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?