Ainda hoje muitas empresas simplesmente não sabem como fazer folha de pagamento de maneira correta, sem deixar falhas e causar prejuízos para empregador e empregado.
Por isso nesse artigo você conhecerá os principais pontos para saber como fazer folha de pagamento para o seu negócio.
Defina cargos e categorias dos funcionários
Como cada um de seus funcionários pode estar incluso em uma convenção coletiva, a sua empresa precisa ter categorias e cargos muito bem definidos.
Isso porque cada uma dessas categorias possui descontos e encargos específicos, que podem acabar causando confusão e erros que custarão caro.
Faça os cálculos das horas trabalhadas
Vários adicionais que são pagos aos funcionários, como horas extras e adicional noturno, tem seus pagamentos baseados na quantidade de horas trabalhadas pelo colaborador.
Além disso, também é fundamental para a empresa que faltas, ausências e atrasos sejam contabilizados, de acordo com as regras da empresa.
Fazer esses cálculos ajuda você, empresário, a se prevenir de duas situações.
Primeiro, evitam prejuízos decorrentes de pagamentos de valores acima do que é devido ao funcionário.
E o cálculo das horas trabalhadas também colabora para evitar problemas futuros, como ações trabalhistas que questionem horas extras não pagas, por exemplo.
Por isso muitas empresas já deixaram de lado a prática de regime de banco de horas, já que esse tipo de acordo abre brechas para problemas judiciais.
Inclua o FGTS na folha de pagamento
Apesar do FGTS não ser descontado na folha de pagamento, o valor que o empregador deposita mensalmente na conta do funcionário deve sempre estar presente na sua folha de pagamento.
É obrigação do empregador depositar todos os meses o valor equivalente a 8% sobre o salário do funcionário em uma conta externa.
Esse valor acumulado poderá ser utilizado pelo funcionário em caso de dispensa, dependendo do motivo de sua saída da empresa.
Isso ajuda a transmitir uma sensação de segurança para os funcionários, que sabem que o valor referente ao fundo está sendo depositado corretamente todos os meses.
Tenha conhecimento sobre todos os descontos e encargos
Se você é dono ou gestor de um negócio, é sua obrigação conhecer todos os encargos e descontos que devem contar na sua folha de pagamento.
Afinal, esses são itens fundamentais para a saúde e tranquilidade da sua empresa.
Por isso você precisa entender muito bem como funcionam os descontos referentes INSS, Contribuição sindical e IRRF.
Os benefícios também precisam estar no seu radar, como vale transporte, plano de saúde e vale alimentação.
Somente assim você vai ter mais controle sobre tudo que é pago pela sua empresa e como é feita a composição da sua folha de pagamento.
Mantenha sempre salário bruto e salário líquido separados
Não tem como fazer folha de pagamento corretamente se salário bruto e líquido não estiver separados.
Essa separação é necessária pois o salário bruto é a base de cálculo para todos os descontos referentes a benefícios e os encargos.
Além disso, esse é o valor utilizado como referência para os cálculos referentes ao pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física.
Assim, o salário líquido é referente apenas ao valor real que o trabalhador vai receber em sua conta nas datas determinadas pela empresa.
Se atentando a esses pontos fica muito mais fácil entender como fazer folha de pagamento, e começar a ter um controle mais efetivo dos seus gastos reais com funcionários.