Por melhor desempenho que uma empresa apresente, nenhuma está imune aos tempos de crises. Eles acontecem por diversos fatores que gerem incertezas econômicas, como vem acontecendo com a crise da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Mas, é preciso saber como reverter esse e outros quadros, pois há anos o Brasil já vive uma crise econômica.
Isso é possível através de uma gestão financeira, minuciosa e precisa. Para empresários de micro e pequenas empresas, esse levantamento é ainda mais importante. Nesse artigo, você vai descobrir como preservar os seus negócios através do controle e do planejamento financeiro.
Quais os principais controles financeiros?
Para desempenhar bem o seu papel, é preciso que o gestor conheça bem a sua empresa ou busque por respostas financeiras específicas. Assim, o primeiro componente de uma gestão é o controle financeiro. Esse mecanismo permite a tomada de decisões, embasada em números e dados seguros.
Além disso, controla encargos e obrigações já existentes em um negócio, mas também evita novos custos. Conforme dados do Sebrae, para garantir a sustentabilidade de uma empresa, leva-se em conta:
- Número em vendas mensal;
- Investimento em produtos para repor estoque/serviços;
- Lucro da empresa;
- Melhores formas de pagamento de insumos;
- Montante que sobrará em caixa no fim do mês.
Ter um balanço e um quadro de anotações é fundamental, inclusive antes de qualquer crise ocorrer. Deve-se levar em consideração: Fluxo de caixa, controle de caixa, controle bancário, controle de contas a receber, controle de contas a pagar e controle de estoques
Quais informações o controle financeiro responde sobre a empresa?
Através do controle, diferentes indicadores e dados são obtidos para análise. Conforme o Sebrae, é possível fazer um levantamento de:
- Projeção de vendas e prazos de recebimentos.
- Projeção das compras e prazos de pagamento.
- Projeção do valor do caixa da empresa referente às vendas realizadas
- Pagamentos aos fornecedores e de despesas operacionais mensais.
- Disponibilidades financeiras e necessidades de capital de giro para período atual e futuro.
- Montante das contas de clientes já vencidas e tempo de atraso.
- Necessidade de compras e reposição de estoques.
Quais benefícios a empresa tem com a prática de controles financeiros?
Em resumo, o controle financeiro oportuniza um negócio com mais domínio, segurança e tranquilidade durante sua gestão. Mas, a melhor parte é que esse controle permite antecipar decisões e criar planos de ações diversos. Ou seja, no final, o controle financeiro evita prejuízos agravantes.
Como fazer planejamento financeiro?
Com base no controle financeiro, outra parte da gestão é elaborar um planejamento financeiro. Nele, quatro pontos são importantes: Planejar, fazer, checar e agir. Assim, as metas implementadas conforme o controle financeiro deverão sair do papel. Depois, o gestor checa e qualifica os resultados e, se necessário, realiza as alterações do plano.
Contrate uma contabilidade
Apesar de empreendedor você não domina bem a contabilidade? Então, para a segurança do seu negócio, contrate um profissional contábil! Entre em contato e tire todas as suas dúvidas.