Planejamento Tributário para Área da Saúde: Entenda a Importância

Uma das ferramentas mais importantes para empresas de todos os segmentos e tamanhos é o planejamento tributário. Inclusive, você sabia que ele cumpre um papel fundamental na gestão de uma clínica médica?

As empresas brasileiras encontram diante de si uma grande quantidade de burocracias tributárias. Um dos desafios mais comuns entre os empreendedores se encontra em se manter em dia com as suas obrigações.

Um outro desafio encontrado na gestão de uma clínica médica é a alta carga tributária que incide sobre as suas operações. O que faz com que boa parte dos seus recursos sejam utilizados no recolhimento de impostos.

Nesse momento, contar com um planejamento tributário é fundamental. Afinal de contas, estamos falando de uma ferramenta que traz consigo vários benefícios, como a redução da carga tributária de uma clínica médica.

Sendo assim, o que você acha de compreender melhor qual é a importância por trás do planejamento tributário para a gestão de clínicas médicas? Continue a sua leitura e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto!

Além disso, aproveite também para acompanhar o nosso artigo sobre: Quais são os principais tipos de notas fiscais?

 

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário, também conhecido como elisão fiscal, é uma ferramenta de gestão fundamental para toda e qualquer empresa. Isso porque, a sua elaboração contribui com a saúde financeira de um negócio.

A partir da sua elaboração, os gestores podem compreender melhor a realidade tributária de uma clínica médica.

Deste modo, temos o planejamento tributário como um conjunto de estudos e estratégias que incidem sobre a gestão de uma empresa. O foco principal é propor alternativas legais de reduzir a sua carga tributária.

Sendo assim, é necessário que os gestores de uma clínica médica busquem, em primeiro lugar, o suporte de uma contabilidade.

Afinal de contas, os contadores são profissionais especializados no assunto, capazes de encontrar as melhores oportunidades para proporcionar uma maior economia tributária na gestão de uma clínica médica.

Portanto, o planejamento tributário orienta os profissionais a tomarem as melhores decisões para a gestão tributária.

 

Quais as vantagens do planejamento tributário?

Por meio do planejamento tributário, uma clínica médica possui à sua disposição uma série de vantagens.

Isso porque, os gestores de uma clínica médica precisam lidar com as burocracias tributárias desde o momento de abertura de um CNPJ, onde é necessário escolher o melhor enquadramento tributário disponível.

Sendo assim, confira conosco quais são as principais vantagens do planejamento tributário para a área da saúde:

  • Redução da carga tributária;
  • Evita a incidência de autuações;
  • Aumenta a competitividade de uma clínica;
  • Permite a escolha do melhor regime tributário;
  • Identificação e aplicação de benefícios fiscais;
  • Elaboração de um calendário tributário;
  • Entre outros.

O planejamento tributário é uma ferramenta que precisa ser elaborada antes mesmo de abrir uma clínica médica. O que permite colher todos os benefícios citados acima com antecedência, impulsionando assim o crescimento de um negócio.

Além disso, acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Pró-labore: entenda sobre a retirada mensal dos sócios pró-labore.

 

Por que devo investir na elaboração de um planejamento tributário?

Uma das primeiras decisões feitas por um empreendedor, ao abrir uma clínica médica, é a escolha do seu regime tributário. Estamos falando de uma decisão que determina como será feito o recolhimento de impostos.

Para escolher o melhor enquadramento tributário para uma clínica médica, é necessário compreender uma série de fatores. O que passa, por exemplo, pela atividade exercida e a previsão do seu faturamento anual.

Desta forma, as empresas brasileiras possuem diante de si três opções distintas de regimes tributários. Veja a seguir:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Sendo assim, ao ser enquadrada em um regime que não faz sentido com a sua estrutura, uma clínica médica pode acabar pagando mais impostos do que deveria pagar. O que pode ocasionar sérios prejuízos financeiros.

Portanto, é de fundamental importância ter à disposição de uma clínica médica um planejamento tributário. Já que ele poderá guiar os gestores à melhor escolha de regime tributário para o pagamento de impostos.

 

Conte com a PBA Contabilidade!

Como você viu, a elaboração de um planejamento tributário demanda o suporte de um escritório de contabilidade! Nesse momento, saiba que a sua clínica médica pode contar com os serviços prestados pela PBA Contabilidade.

A nossa atuação passa pela prestação de serviços como o desenvolvimento de trabalhos e planejamentos em contabilidade, área fiscal, trabalhista e tributária, além de também atuar em assessoria e planejamento financeiro.

Com a filosofia de romper barreiras, humanizar os relacionamentos com os clientes e acompanhar de perto as atividades das empresas para as quais presta serviços de contabilidade, a PBA Contabilidade atende a seus clientes considerando as necessidades específicas de cada um.

Portanto, entre em contato conosco e descubra como os nossos serviços podem ajudar você e a sua empresa!

Além disso, não perca a oportunidade também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar novos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo