pericia-contabil-importancia

Perícia Contábil em Belo Horizonte: Entenda a importância

Você já ouviu falar do termo perícia? Muito usado em séries e filmes policiais, geralmente se referindo a chamada perícia criminal. Este modelo de serviços está associada a analise de cenas crimes como assassinato ou desaparecimentos, contudo, este termo não é somente aplicado as questões políciais. 

 

O verbo perícia se refere diretamente  à ação de verificação, análise e investigação de um acontecimento ou fato e na contabilidade ele também é usado com tal finalidade. A diferença é que a perícia contábil tem como função verificar outros tipos de situações. 

 

Mas afinal, você sabe qual é a função e a importância da perícia contábil para a sua empresa em Belo Horizonte? Se ainda não, leia o artigo até o final! 

 

Aprenda lendo: Controle de fluxo de caixa para comércio: Conheça a importâncias e dicas para estruturar corretamente.

 

O que é perícia contábil? 

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, perícia contábil é um conjunto de técnicas que tem como finalidade a emissão de laudo ou parecer sobre questões contábeis. 

 

Neste sentido, a análise deverá ser realizada mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado. 

 

Por meio desses processos de avaliação, investigação e validações o laudo pericial é elaborado. E com tal documento é possível provar a ocorrência ou não de fatos relacionados à investigação. 

Quais são os objetivos da perícia contábil? 

O principal objetivo de uma perícia contábil é descobrir se um fato contábil aconteceu ou não em um determinado período. Normalmente ela é usada quando existe desconfiança a respeito dos dados contábeis apresentados pela empresa. 

 

Portanto, a perícia contábil acontece com o objetivo de criar os elementos comprobatórios necessários para que uma empresa apresente, em vias judiciais ou extrajudiciais, provas de que um  fato ocorreu ou não e se houve em algum momento desrespeito às leis.

 

Aproveite e leia também: Pró-labore: entenda sobre a retirada mensal dos sócios pró-labore.

 

A importância da perícia contábil em Belo Horizonte

O processo de perícia contábil é algo extremamente importante para os processos de investigação e verificação da transparência e coerência dos processos contábeis de uma empresa. 

 

O laudo pericial tem como função ser uma prova de um crime ou da inocência de uma empresa diante de uma situação embaraçosa. Além disso, por meio do mesmo é possível se certificar da veracidade de informações passadas por uma pessoa ou instituição. 

 

A perícia contábil, seja ela judicial ou extrajudicial é uma prática consagrada em Lei, sendo uma das prerrogativas privativas dos contadores legalmente habilitados para esta atividade (Art.25, Decreto-Lei 9.295/46).

 

Apesar da perícia estar mais comumente relacionada a processos judiciais, ela também pode ser usada em outras situações. Sendo usada por exemplo no processo de dissolução de sociedade. 

 

Quer saber mais sobre os serviços de perícia contábil em Belo Horizonte? Então veja o próximo tópico deste artigo!

 

Aprenda lendo: Como funciona a distribuição de lucros?

 

Quais são os tipos de perícia contábil existentes? 

O tipo de laudo solicitado irá depender da situação que está sendo investigada, o que exige diferentes modelos de perícia. Confira a seguir quais são os tipos de perícia contábil

Perícia Contábil Judicial 

É  quando um juiz faz a solicitação da conferência dos dados, de forma isenta, ou seja, por um terceiro que não tenha interesses para com a organização investigada. Geralmente a perícia é pedida pelo juiz quando os argumentos da defesa ou acusação não podem ser comprovados somente com as provas existentes. 

A solicitação da perícia chega ao perito com os chamados quesitos, perguntas que devem ser respondidas após a verificação das provas. Durante o processo o período tem um prazo limite para a verificação e é acompanhado por assistentes técnicos. 

Perícia contábil extrajudicial

 Em contrapartida, a perícia contábil extrajudicial não é solicitada pelo juiz e diz respeito a quando a empresa ou pessoas físicas optam por ir atrás de respostas por conta própria. É válido ressaltar que, mesmo que ela reúna provas sobre os processos judiciais, o processo continua sendo extrajudicial. 

 

Existem três categorias de perícia extrajudicial: 

 

  • Arbitral: que diz respeito a resolução de conflitos;
  • Estatal: solicitada pelo estado, como as investigações solicitadas pelas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). 
  • Voluntária: a solicitação de perícia feita por um especialista independente, geralmente indicado para situações que existem interesses em comum entre as partes (compra de empresa). 

Etapas da perícia contábil em Belo Horizonte 

O processo de perícia contábil em Belo Horizonte é feito em oito etapas confira abaixo quais são: 

 

  • Exame:  na  primeira etapa, são analisados todos os livros, registros de transações e documentos do seu negócio;

 

  • Vistoria: por meio desse processo, são verificados e constatados fatos, situações ou coisas, de forma circunstancial;

 

  • Indagação: é o momento em que se buscam mais informações com pessoas relacionadas àquilo que foi encontrado;

 

  • Investigação: tem por objetivo pesquisar informações para trazer ao laudo pericial tudo aquilo que estiver oculto ou equivocado; 

 

  • Arbitramento: determina os valores ou a solução das controvérsias. Isso ocorre por meio de critério técnico-científico. 

 

  • Mensuração: nesta etapa são qualificados e quantificados fisicamente todas as coisas, bens, direitos e obrigações relacionados ao objeto da perícia;

 

  • Avaliação: estabelece o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas;

 

  • Certificação: atesta a informação registrada no laudo pericial contábil.

 

O que você achou deste artigo? Foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários! A  PBA Contabilidade tem o prazer de oferecer conteúdos completos e com alta qualidade para você!

 

Somos uma empresa de contabilidade sediada na cidade de Belo Horizonte, nosso escritório é de fácil localização no Bairro Floresta. Nossa missão é proporcionar soluções nos segmentos fiscal, tributário e financeiro para os nossos clientes. 

 

Entre em contato conosco e agende uma reunião! Se deseja ter acesso a mais conteúdos como este visite o nosso blog e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais!

 

Leia agora: Como é a abertura de empresa por estrangeiro no Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?