certificado-digital

Certificado Digital: Saiba o que é e a importância para o seu negócio

O mundo está cada vez mais digital, as novidades não param de surpreender as pessoas e os negócios. Hoje, temos acesso a tantas formas de facilitar a nossa vida, que acabamos perdendo de vista algumas inovações essenciais. 

 

O certificado digital faz parte deste grupo de invenções que chegaram para mudar o mundo. Você e sua empresa podem se beneficiar muito com a tecnologia. Por isso, preparamos um artigo para mostrar o que é o certificado digital e a importância para o seu negócio.

 

Acompanhe com a gente e aproveite para aprender mais e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

 

O que é certificado digital?

O certificado digital é uma identidade eletrônica semelhante ao seu CPF e serve para identificar tanto pessoas quanto empresas. Para entender melhor, imagine que o seu documento, aquele pedaço de papel que atesta que você é um cidadão brasileiro, agora existe no mundo virtual.

 

Por meio de criptografia, o certificado digital se torna um documento altamente seguro, ao ponto de poder garantir que se trata de uma pessoa ou instituição específica. 

 

Com o seu certificado digital é possível assinar contratos e documentos via internet, no conforto da sua casa ou escritório. Além disso, não exige o reconhecimento de firma em cartório. O futuro realmente chegou, não é mesmo?

 

Aproveite para ler também: MEI – Saiba como declarar o Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF.

 

Como o certificado digital é capaz de provar uma identidade?

 

Muitas vezes pensamos na internet como um lugar caótico, mas na verdade, existem tecnologias que são tão seguras que a lei aceita como se fosse um documento tradicional. Contudo, você já se questionou como é possível provar algo no mundo digital? Confira:

 

Chaves Criptográficas 

Para atestar uma informação no meio virtual, o certificado digital utiliza duas chaves que nunca se repetem. 

 

A criptografia é um processo que transforma a mensagem em um código impossível de ler lido, pois sua informação fica completamente embaralhada.

 

Veja a diferença entre as chaves:

Chave Pública

É um sistema criptográfico que pode ser compartilhado à vontade sem comprometer a segurança. Qualquer pessoa é capaz de criptografar uma informação por meio da chave pública, mas a única forma de descriptografar, ou seja, de ler a mensagem, é ter acesso à chave privada.

 

Chave Privada

A chave privada não pode ser compartilhada. A segurança requer que esta chave fique na posse de quem deve atestar a identidade de alguma pessoa ou empresa. Portanto, é imprescindível que  permaneça secreta e nunca deve ser divulgada.

 

A importância do certificado digital para o seu negócio

Já vimos que o certificado digital é usado na assinatura de documentos digitais e estes documentos possuem a mesma validade que os papéis com firma reconhecida em cartório. Agora, vamos explorar seus benefícios. 

 

Economia com matéria-prima

As pilhas de papel, que ocupam espaço nas gavetas, e a utilização de tinta podem ceder lugar para algo muito mais prático e barato.

 

Facilidade e conforto

Você não precisa mais estar presente em um escritório no dia e horário combinados. No lugar disso, é possível assinar um documento de casa ou quando estiver viajando. 

 

Segurança

As chaves criptografadas são praticamente invioláveis, ao ponto de terem valor idêntico a um documento com firma reconhecida em cartório. 

 

Rapidez

As informações no mundo digital permitem que adequações e alterações sejam feitas com eficiência, sem processos altamente burocráticos e onerosos. 

 

Tire suas dúvidas sobre: Quais são os principais tipos de notas fiscais?

 

O seu negócio precisa de certificado digital?

Pode ser que a sua empresa ainda não precise do certificado digital, mas é uma questão de tempo para que a necessidade apareça. 

 

Hoje, é praticamente indispensável ter certificado digital para interagir com órgãos públicos, por exemplo. Por isso, é melhor se preparar com antecedência e aproveitar as vantagens o quanto antes. 

 

Veja algumas formas de utilizar a tecnologia:

 

  • Uso do eSocial (sistema governamental);
  • Emissão de nota fiscal eletrônica;
  • Uso do e-CAC (Receita Federal);
  • Utilização do SPED (Sistema Público de Escrituração);
  • Uso do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

 

Viu só como o certificado digital é importante para o seu negócio? Agora você pode vislumbrar um futuro sem papel e cartório, onde o seu tempo é valorizado. 

 

Na PBA Contabilidade, estamos sempre atentos às inovações tecnológicas. Utilizamos das ferramentas disponíveis na prestação de serviços, permitindo maior agilidade e segurança nas informações. 

 

E ainda dispomos de um sistema de atendimento virtual, onde você poderá ter suas solicitações atendidas, além do acesso rápido, fácil e seguro de seus documentos (Certidões Negativas, Guias de Recolhimento, Cópia de Contrato Social e etc).

 

Entre em contato com a gente! Aproveite para seguir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo