controle-dos-custos-e-despesas

Como fazer o controle dos custos e despesas de uma empresa

Ter um controle de custos e despesas na sua empresa é essencial para o crescimento e desenvolvimento do negócio, seja qual for a área de atuação e o tamanho do empreendimento. É importante ressaltar que esse controle de custos e despesas não se trata apenas de cálculos, pois envolve gestão e planejamento.

 

Infelizmente, vemos muitas empresas fecharem as portas exatamente por não dar a devida atenção para o controle de suas finanças. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para quem pretende abrir uma empresa ou quem deseja aumentar a competitividade e os resultados.

 

Confira o artigo e saiba como fazer o controle dos custos e despesas de uma empresa. Vamos nessa!

 

Confira o artigo: Quais são os principais tipos de notas fiscais?

Diferenças entre custos e despesas

Antes de aprofundar no assunto, precisamos diferenciar os dois conceitos, pois muita gente confunde custos com despesas. 

Custos

Os custos são os gastos que a empresa tem que se relacionam com o produto ou serviço. Alguns exemplos de custos são: matéria-prima, salários, embalagens, depreciação de equipamentos, etc. 

Despesas

Já as despesas de uma empresa são os gastos que se relacionam com a administração do negócio. Os exemplos mais comuns são: energia, telefone, material de escritório, internet, entre outros.

A importância do controle dos custos e despesas de uma empresa

O controle de custos e despesas de uma empresa se relaciona diretamente com a visão estratégica, pois contribui com a tomada de decisão. Sua importância é essencial para todo tipo de negócio, mas devemos destacar que as pequenas e médias empresas precisam dar mais atenção a esse aspecto.

 

O processo pode ser lento e requer paciência, pois é provável que demande muitos testes até conseguir ajustar o controle dos custos e despesas à realidade da sua empresa. Mas, de qualquer forma, vale muito a pena.

 

Aprenda mais sobre: Pró-labore: entenda sobre a retirada mensal dos sócios pró-labore.

Como fazer o controle dos custos e despesas?

Depois de ver a importância do controle dos custos e despesas, chegou a hora de entender como é possível realizar essa tarefa dentro da sua empresa.

Separe as contas da pessoa física e da pessoa jurídica 

Por mais que pareça uma boa opção passar um gasto pessoal na conta da empresa, tal prática irá se mostrar um grande problema com o passar do tempo. Os gastos e despesas da pessoa física, ou seja, do dono da empresa não podem em hipótese nenhuma se misturar com as contas da empresa.

 

Dessa forma, fica inviável avaliar os resultados e implementar mudanças para melhor a saúde financeira do seu negócio.

Implemente o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o registro de todo o movimento financeiro da empresa, incluindo as entradas e saídas em dinheiro, cheque, pix ou outro meio de pagamento. O registro financeiro precisa ser bastante detalhado, e por isso, a sua empresa não deve misturar as contas da pessoa física e da pessoa jurídica, como vimos acima.

Tenha um capital de giro

Depois de ter um bom fluxo de caixa implementado, a sua empresa já sabe quais são os custos e despesas mensais. Com essa informação detalhada, é possível separar um valor que possa cobrir todos esses gastos por um período de tempo.

 

O capital de giro é essa quantia que serve de bote salva vidas em um momento de crise ou em situações que fogem do controle do empresário.

Escolha bem seus fornecedores

Um bom fornecedor não é aquele que oferece apenas o menor preço. Procure quem possa oferecer a maior quantidade de produtos ou serviços e tente negociar um valor que seja bom para ambas as partes. 

Conte com ajuda especializada 

Viu como fazer o controle dos custos e despesas de uma empresa é essencial para o sucesso do seu negócio? Esse desafio não precisa ser apenas do empreendedor, principalmente porque o seu tempo deve ser investido na atividade principal da empresa. 

 

Por isso, conte com a ajuda de quem entende do assunto e possui experiência comprovada. Conheça a PBA Contabilidade! Estamos sempre atentos às inovações tecnológicas, utilizando as ferramentas disponíveis na prestação de serviços e permitindo maior agilidade e segurança nas informações. 

 

Com a filosofia de romper barreiras, humanizar os relacionamentos com os clientes e constante acompanhamento, atendemos nossos clientes considerando as necessidades específicas de cada um. 

 

E ainda, dispomos de um sistema de atendimento virtual, onde você poderá ter suas solicitações atendidas, além do acesso rápido, fácil e seguro de seus documentos (Certidões Negativas, Guias de Recolhimento, Cópia de Contrato Social e etc). 

 

Entre em contato ainda hoje!

 

Gostou do artigo? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe as novidades no nosso blog. Leia também: Certificado Digital: Saiba o que é e a importância para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo