abertura-de-empresa-para-medicos

Como funciona a abertura de empresa para Médicos em Belo Horizonte?

Médicos são profissionais liberais e por isso, podem escolher se querem exercer a profissão como autônomos, CLT ou pessoa jurídica. Lembrando que os médicos não podem ser MEI (Microempreendedor Individual). 

 

Portanto, o médico pode oferecer seus serviços como profissional livre, de carteira assinada ou então abrir uma empresa. 

 

O processo de abertura de empresa para médicos em Belo Horizonte conta com algumas facilidades, mas ainda existem etapas bastante burocráticas e que pedem a ajuda de um especialista na área contábil.

 

Isso acontece porque existem muitos processos específicos e exigências dos órgãos que regulamentam a profissão. Mas, essa dificuldade inicial não pode servir de obstáculo para você.

 

Preparamos um conteúdo especial para mostrar como funciona a abertura de empresa para médicos em Belo Horizonte. Leia até o final e descubra!

 

Leia mais: Certificado Digital: Saiba o que é e a importância para o seu negócio.

Etapas para abertura de empresa para médicos em Belo Horizonte

O médico não está familiarizado com as burocracias envolvidas na obtenção de um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), que é o número que a Receita Federal usa para identificar as empresas. 

 

E isso não é um problema, já que a especialidade do médico é outra. Porém, na hora de abrir uma empresa é preciso seguir alguns passos fundamentais.

 

Acompanhe logo abaixo uma série de etapas para a abertura de empresa para médicos em Belo Horizonte e tire as suas dúvidas.

Definição da CNAE

Para o médico abrir sua clínica ou consultório é preciso escolher a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Essa escolha deve estar de acordo com as atividades que você quer prestar porque influencia diretamente a tributação da empresa.

 

A CNAE mais escolhida em clínicas e consultórios médicos é a 8630-5/01 que representa a atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos. 

 

Escolha da natureza jurídica

Depois de escolher a CNAE ideal para o seu consultório ou clínica, é hora de definir se você irá empreender sozinho ou com a ajuda de sócios. 

 

Essa definição irá estabelecer se a sua empresa será uma SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) que, apesar de ter sociedade no nome, é feita para quem quer ser o único dono do negócio. Ou uma Sociedade Limitada (LTDA), que necessita de sócios.

 

Enquadramento tributário

Chegamos a mais uma etapa essencial na abertura de empresa para médicos em Belo Horizonte. Aqui, será determinado como e quanto de impostos o profissional deverá pagar. Hoje, existem três opções para as empresas se adequarem. São elas:

 

 

A alíquota dos regimes acima pode variar entre 6% e 33%. Portanto, nada melhor do que contar com a ajuda de um serviço especializado em contabilidade para garantir que a sua empresa não pague nada além do que a lei exige. 

 

Confira o artigo: Contabilidade Digital para Médicos em Belo Horizonte: Conheça a PBA.

Escolha do endereço

Continuando as etapas nos deparamos com a escolha do endereço onde a empresa será instalada. A prefeitura da sua cidade precisa saber a localização e, dependendo da atividade, deve aprovar o endereço para que o processo de abertura avance. 

 

Contrato social

Até aqui, quem contou com a ajuda de um contador especializado conseguiu escapar de várias ciladas pelo caminho. Quem preferiu fazer tudo sozinho, chegou a hora de pedir a ajuda, pois é o contador que irá elaborar o contrato social.

 

No contrato social fica definido o número de pontos de funcionamento, distribuição de lucros, falecimento dos sócios, entre outras questões societárias que podem surgir ao longo do tempo.

 

Registro no órgão de classe

A profissão médica é regulamentada, por isso, a empresa deve estar registrada junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Após a aprovação, as informações são enviadas para a Receita Federal e o CNPJ é liberado.

 

Inscrições e alvarás

Para finalizar, é preciso se registrar em órgãos públicos responsáveis, como a inscrição municipal, além da emissão dos alvarás solicitados anteriormente. Pronto, está feita a abertura de empresa para médicos em Belo Horizonte. 

 

Conte com ajuda especializada

Depois de ver como funciona a abertura de empresa para médicos em Belo Horizonte, a dica final é contar com a ajuda especializada de quem entende do assunto.

 

Conheça a PBA Contabilidade! Somos uma empresa com mais de 20 anos de excelência para dar suporte e apoio a você. Com a filosofia de romper barreiras, humanizar os relacionamentos e manter constante acompanhamento, atendemos nossos clientes considerando as necessidades específicas de cada um.

 

Entre em contato e fale com a gente.

 

Gostou do artigo? Então aproveite para seguir as nossas redes sociais e acompanhar novos conteúdos no blog. Continue a leitura: Planejamento Tributário para Área da Saúde: Entenda a Importância.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo