Contabilidade para startups: entenda a importância

Startups são modelos de negócio muito atrativos para investidores e, ao mesmo tempo, muito difíceis de gerenciar. 

 

Ainda que esse tipo de empresa seja mais ágil e menos burocrático do que muitas corporações maiores, sua gestão financeira pode ser muito complexa dada a velocidade com que uma startup tende a crescer.

 

Mesmo com esse crescimento acelerado, é importante fazer com que esse modelo de empreendimento seja consistente e mantenha-se no mercado a longo prazo. Contar com uma contabilidade especializada em startups, portanto, é a melhor solução em termos financeiros e estratégicos.

 

Sabemos que essa etapa de crescimento desse tipo de negócio costuma estar mais centrada na contratação de funcionários fixos e em estudos de mercado, mas a contabilidade para startups acaba sendo uma ajuda importante também nesses processos.

 

Sendo assim, venha conhecer mais sobre esse serviço especializado em contabilidade para startups e sua importância para o crescimento organizado da sua nova empresa. Tenha uma boa leitura!

Contabilidade para startups: o que é?

A contabilidade para startups se diferencia de algumas formas básicas em relação às demais modalidades de serviços contábeis. Isso porque as necessidades desse tipo de empresa são distintas de instituições mais comuns.

 

Tal qual os próprios negócios que atende, a contabilidade para startups deve ser mais arrojada e inovadora, fazendo uso de métodos de ação mais ágeis. Já que o crescimento desse modelo de empreendimento é acelerado, a fluidez dos processos deve seguir o mesmo passo.

 

Esse tipo de serviço contábil, portanto, deve fazer mais do que simplesmente cuidar do pagamento de impostos e se encarregar da elaboração de folhas de pagamento. É preciso ter uma participação no planejamento e nas medidas estratégicas, observando o mercado com bastante atenção.

 

Incentivos fiscais e revisões operacionais devem fazer parte do cotidiano de trabalho de uma contabilidade para startups, visando alcançar resultados positivos nesse cenário de tanta cobrança e competitividade.

Entenda a importância da contabilidade para startups

Como já dissemos, empresas nesse ritmo de crescimento voltam muito do seu foco para a prospecção de investidores, e em tornar seu produto ou serviço atrativo para o público e para esses potenciais acionistas.

 

Voltar a atenção para esse aspecto é parte do processo, e é um ponto muito importante, mas é preciso ter cuidado para não deixar a gestão financeira de lado. 

 

A contabilidade para startups cumpre esse papel essencial de cuidar de aspectos básicos enquanto o empreendedor se volta para a inovação e a atração do mercado.

 

A questão, porém, é que se o setor financeiro não estiver alinhado com as ações estratégicas, a chance de sucesso de uma empresa se minimiza consideravelmente. Uma startup deve estar sempre atenta à sua capacidade de quitar dívidas e gerar receita, para não entrar numa espiral de endividamento.

 

Veja algumas questões em que a contabilidade atua para garantir esse sucesso:

 

  • Balanço patrimonial;
  • Balancete mensal;
  • Adequação às normas reguladoras;
  • Cumprimento das obrigações acessórias;
  • Análise de custos;
  • Controle de estoque;
  • Gestão de fluxo de caixa;
  • Indicadores financeiros;
  • Controle de ativos e passivos;
  • Planejamento tributário.

Quais são os benefícios de uma contabilidade para startups?

Uma startup com a contabilidade em dia, capaz de comprovar seus resultados positivos e seu potencial de retorno de investimentos é justamente quem atrai os melhores investidores.

 

Um controle de custos minucioso favorece a escalabilidade, que é o termo usado para definir o potencial de crescimento de um negócio. Esse índice é extremamente atrativo durante as etapas de prospecção, e demonstra a capacidade dos gestores de lidarem com o próprio controle financeiro.

 

Trabalhar com uma contabilidade para startups também traz segurança jurídica e estratégica para a tomada de decisões empresariais, desde o processo de expansão da equipe até possíveis processos de alteração societária. Com esse tipo de suporte é possível reduzir futuros riscos.

 

Um serviço contábil especializado também pode analisar com mais perícia as possibilidades de regimes tributários e incentivos fiscais existentes. Isso ajuda a reduzir despesas e maximizar o lucro. Uma contabilidade permite que uma empresa se enquadre nesses benefícios corretamente.

 

A assistência de um contador também é crucial para fazer o cálculo correto do Valuation de uma empresa. Esse cálculo é absolutamente necessário para que gestores de startups tenham uma noção concreta do valor do seu negócio.

 

Leia também: Como manter o controle financeiro após a abertura de uma empresa?

 

 

Quais são os diferenciais com que uma contabilidade para startups precisa trabalhar?

A contabilidade é um apoio essencial tanto para startups quanto para corporações comuns. Como você já sabe, porém, elas não operam de forma equivalente, e um serviço contábil voltado para startups deve possuir alguns diferenciais. Confira quais são os principais:

Planejamento tributário adequado

Nem toda pequena empresa deve necessariamente se enquadrar no Simples Nacional e deixar por aí todo seu cuidado com a gestão tributária. 

 

No que se trata de startups, existem diversos benefícios além do regime tributário especial, e eles muitas vezes estão acessíveis somente para empreendimentos de outros modelos de enquadramento fiscal.

 

Uma contabilidade para startups deve estar atenta às possibilidades e, além de manter-se em dia com o Fisco, precisa também encontrar a opção mais viável para o crescimento do seu cliente.

Aporte de investimentos

Um contador especializado deve sempre ser um aliado útil no processo de prospectar investidores. Mais do que em boa parte dos outros tipos de negócio, uma startup depende muito disso.

 

A contabilidade, portanto, necessita ter uma participação direta na análise das oportunidades, identificando os investimentos mais vantajosos e lucrativos. Esse suporte na tomada de decisões é um diferencial essencial, e é por meio da indicação de estratégias possíveis que ele se faz valer.

Avaliação da empresa

Já tocamos nesse ponto, mas não custa ressaltar: o cálculo do Valuation deve ser feito com todo o cuidado do mundo, e a participação de uma contabilidade para startups deve ser notada em todo esse processo.

 

Tanto um empresário quanto um investidor precisam ter clareza acerca dessa avaliação, e é sempre bom que esse valor seja atualizado à medida que mudanças em ativos e passivos, e o crescimento total da empresa sejam registrados.

Conte com o apoio de uma contabilidade digital!

Além de ser mais um diferencial vital para startups, que são empresas essencialmente modernizadas e que trabalham de forma ágil em suas operações, a contabilidade digital é um serviço de extrema conveniência! Se você quer contar com uma, venha conhecer a PBA Contabilidade!

 

Somos uma empresa localizada em Belo Horizonte, e trabalhamos com clientes dos mais diversos segmentos, desde negócios tradicionais a startups inovadoras. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a crescer de forma estruturada e a buscar investidores de sucesso!

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer o nosso blog e as nossas redes sociais! Continue lendo: Consultoria financeira em Belo Horizonte: como a PBA atua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo