pericia-contabil-em-belo-horizonte

Perícia Contábil em Belo Horizonte: por que contar com a PBA Contabilidade

Perícia Contábil em Belo Horizonte: por que contar com a PBA Contabilidade

 

Você sabia que um dos serviços de contabilidade mais importantes e buscados pelo mercado é a perícia contábil

 

Se você é empreendedor, seja qual for o seu setor de atuação e deseja maximizar a produtividade do seu negócio, encontrar pontos de melhoria e detectar falhas processuais, a solução ideal pode ser contar com apoio de um serviço especializado!

 

Por isso atenção! Para empresas localizadas em Belo Horizonte, podem contar com a PBA Contabilidade para executar esse serviço no seu negócio é extremamente benéfico e neste artigo vamos explicar o porquê.

 

Quer aprender mais sobre a definição de perícia contábil e os seus objetivos enquanto solução contábil empresarial? Então siga com a gente até o fim do texto!

Tenha uma boa leitura!

O que é perícia contábil?

A perícia contábil é um procedimento composto por uma série de técnicas, preferencialmente executado por uma contabilidade especializada, que visa a analisar a situação de uma empresa em diversos âmbitos.

 

Nesse processo, o contador designado como perito contábil executa uma longa investigação e vistoria acerca de dados contábeis da organização em questão. Após uma análise detalhada, esse profissional emite o “parecer contábil”, como é chamado o “resultado” da sua análise.

 

Trata-se de um laudo que pode ou não provar a existência de irregularidades, erros processuais, inconsistências contábeis e outras falhas operacionais e administrativas. Um parecer que não acusa nenhum desses tipos de problemas é chamado de “parecer contábil positivo”.

Qual é o objetivo de uma perícia contábil?

A perícia contábil é, por definição, feita por uma pessoa de fora de um empreendimento, enquanto a auditoria contábil, por exemplo, pode ser feita de forma interna.

 

O objetivo de uma perícia, nesse caso, é averiguar a existência de um determinado fato dentro da gestão de um negócio. 

 

Geralmente, ela é solicitada após algum tipo de suspeita de ação irregular dentro de uma corporação, tenha sido ela percebida por alguma inconsistência em números financeiros, ou por outra informação.

 

Uma perícia contábil pode ser feita por solicitação de um juiz, pode ser usada como forma de resolução de conflitos entre diferentes partes de uma sociedade, pode ser solicitada por membros do legislativo em uma investigação de um órgão público, ou de forma voluntária, encomendada por um gestor de uma empresa.

Por que contratar uma perícia contábil em Belo Horizonte?

Contratar uma perícia contábil é um jeito de assegurar que as ações executadas dentro do seu negócio estão sendo feitas corretamente. 

 

Caso elas não estejam, e isso confirme alguma desconfiança prévia que você tinha, enquanto gestor, esse serviço também age para ajudar a encontrar uma solução.

 

Para quem é empresário em Belo Horizonte, é crucial contar com o apoio de uma contabilidade que trabalhe ao seu lado, seja figurativa ou literalmente. Por isso a PBA mostra a importância do seu serviço! 

 

Localizados na capital de Minas, nós trabalhamos com excelência para detectar inconsistências operacionais em clientes nos mais diversos setores.

 

A perícia contábil é uma solução que demanda tempo e colaboração entre gestor e contador. Por isso é importante que haja uma relação de confiança entre as duas partes e disso a PBA Contabilidade entende!

 

Ainda que trabalhemos como contabilidade digital, também oferecemos o atendimento presencial, especialmente para soluções que demandam esse tipo de atenção, como a perícia contábil.

Quais são os tipos de perícia contábil?

A perícia contábil pode ser dividida entre duas modalidades principais, que são complementares por natureza. Conheça mais sobre elas:

Perícia contábil judicial

Em processos judiciais, nos quais uma investigação é conduzida sobre uma empresa, um juiz pode requerer uma averiguação isenta de informações contábeis. Para isso, um contador especializado é acionado para executar uma perícia contábil de ordem jurídica.

 

Um membro do poder judiciário pode considerar que a prova de uma determinada acusação ou defesa só pode ser obtida por meio desse tipo de análise e, por isso, ordenar uma perícia. 

 

Nesse caso, o parecer contábil deve ser usado como prova jurídica, o que mostra a importância da isenção de um contador nesse processo.

Perícia contábil Extrajudicial

A perícia também pode ser solicitada sem ser por denominação de um juiz e isso define uma perícia extrajudicial.

 

Um gestor ou uma pessoa física podem considerar sua convicção e sua análise como suspeita de alguma irregularidade e, por isso, requisitarem esse tipo de serviço. Ainda que uma perícia extrajudicial possa ser usada como prova jurídica, ela é rotulada dessa forma por não ser encomendada pelo próprio magistrado.

 

Leia também: Consultoria financeira em Belo Horizonte: como a PBA atua.

Como funciona a perícia contábil da PBA Contabilidade?

A atuação de nossa equipe pode ser dividida em quatro etapas essenciais, que são:

 

  1. O perito contador indicado deve coletar e analisar todos os registros financeiros e contábeis da organização vistoriada, além de documentos importantes, e fazer constatações circunstanciais. É preciso localizar inconsistências;
  2. Em seguida, tendo detectado os problemas, o perito contador deve realizar questionamentos em conversas com as partes envolvidas nas inconsistências detectadas. As respostas devem ser postas em paralelo com os dados localizados;
  3. Depois dessa etapa, é preciso mensurar o patrimônio da empresa em questão, e qual foi o impacto do problema investigado. Se possível, relacionar cada inconsistência diferente a esse impacto, de forma quantitativa;
  4. Por fim, o perito contador emite o parecer contábil após tirar sua conclusão. O parecer pode ser positivo, negativo ou inconclusivo, caso não haja informações suficientes para que uma análise concreta seja realizada.

 

Se você é empresário, gestor, ou possui algum tipo de relação com uma organização e deseja buscar uma perícia contábil em Belo Horizonte, venha conhecer a PBA!

 

Somos uma contabilidade moderna e digitalizada, que trabalha com tecnologia de ponta e muita experiência para gerar pareceres confiáveis e detalhados. Entre em contato e saiba mais sobre a gente e os nossos serviços contábeis!

 

Se tiver curtido este conteúdo, então confira mais nas nossas redes sociais e leia mais artigos como este no nosso blog. Veja mais: Como manter o controle financeiro após a abertura de uma empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo