passos-montar-escritorio-de-advocacia

Passo a passo para montar seu escritório de advocacia em Belo Horizonte

É muito comum que, após se formar e passar na OAB, um advogado procure abrir um escritório de advocacia. No entanto, esse processo pode ser bastante desafiador.

 

Isso porque muitas adversidades perpassam por essa empreitada, desde a parte burocrática de formalizar sua empresa (por meio de um CNPJ), até a etapa estrutural de montar um escritório.

 

Considerando que a faculdade de direito geralmente não ensina sobre essa parte da vida profissional, é preciso muitas vezes procurar informações a respeito. E foi justamente pensando nisso que nós preparamos este conteúdo para advogados que desejam abrir sua empresa em BH.

 

Leia com atenção o nosso passo a passo para montar um escritório de advocacia em Belo Horizonte e descubra informações essenciais para obter sucesso nesse meio tão concorrido!

Montar um escritório de advocacia em Belo Horizonte: confira o passo a passo!

Belo Horizonte é a terceira maior região metropolitana do Brasil, sendo também a quarta maior cidade do país em termos de Produto Interno Bruto (PIB). Esses são apenas alguns dos fatores que fazem da capital mineira uma das melhores cidades brasileiras para se empreender.

 

No entanto, para obter sucesso no mercado não basta contar com a sorte e com as estatísticas positivas de BH, é preciso tomar as medidas certas. Confira então os passos a se tomar no processo de abertura de um escritório de advogados:

Defina o seu nicho de mercado

Um dos principais fatores que atraem clientes para uma empresa de qualquer setor são as suas especialidades. Ter um ou mais produtos ou serviços de excelência, que se destacam por conta da qualidade, são fatores que ajudam a destacar o seu negócio em meio à concorrência.

 

No caso de um escritório de advocacia, um bom passo inicial é definir o nicho em que sua equipe atua com mais destaque. Veja algumas das principais áreas do direito:

 

  • Penal;
  • Civil;
  • Ambiental;
  • Tecnologia da Informação;
  • Contratual;
  • Consumidor;
  • Trabalho;
  • Empresarial;
  • Trabalhista.

 

Entre as áreas do direito que estão em alta no mercado, é possível destacar, além da advocacia trabalhista e tributária, o nicho do direito eleitoral e as resoluções por conciliação e mediação.

 

Sendo assim, antes de definir qual sua área de atuação inicial, vale a pena analisar o mercado de Belo Horizonte e da região em que seu escritório será aberto. Essa ação, auxiliará o empresário  na escolha do endereço e do setor ideal, para que sua firma de advogados opere com mais chance de atrair clientes.

Escolha a natureza jurídica do seu escritório

A natureza jurídica é o modelo empresarial sob o qual seu escritório de advocacia será firmado. Isso define os seus direitos e deveres como pessoa jurídica. Para quem deseja escolher a profissão de advogado, as melhores opções são:

 

  • Sociedade Limitada de Advogados;
  • Sociedade Unipessoal de Advogados.

 

Essas naturezas jurídicas se destacam pois são justamente as que apresentam o benefício da responsabilidade limitada. Ou seja, é nelas que os bens pessoais do empresário são protegidos em caso de endividamento da empresa.

 

Vale mencionar que, para abrir uma empresa de advogados, não existe a modalidade de Sociedade Empresarial. Por conta disso, todos os sócios devem ser habilitados na OAB para abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte.

 

Em suma, para fazer essa escolha, uma das principais perguntas que você deve se fazer é: eu quero empreender sozinho ou prefiro ter outros sócios?

Crie um contrato social

O primeiro passo, na parte burocrática, para montar um escritório de advocacia em BH é criar um contrato social. Esse documento define todos os dados básicos da sua empresa, e deve ser redigido em parceria com os outros sócios, caso houver, e com o apoio de uma contabilidade.

 

O contrato social deve ser enviado à Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), que irá conferir a viabilidade da firma e gerar um número de registro, que deve ser usado na próxima etapa.

Abra um CNPJ

Tendo conferido a viabilidade da sua nova empresa, agora é preciso abrir um CNPJ, que é o número de cadastro de pessoa jurídica. Para formalizar seu escritório de advocacia, você deve seguir os passos definidos no Portal Redesim.

 

O seu CNPJ será usado para realizar a inscrição municipal com a Prefeitura de Belo Horizonte, que é uma medida essencial para obter seu alvará de funcionamento e para cadastrar sua empresa nos sistemas da capital mineira. Isso é importante para os serviços de coleta seletiva e para a Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE).

Faça o registro na OAB

Como atividade econômica denominada “profissional liberal”, a advocacia, por definição, é regida por uma entidade superior, que é a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

 

Por conta disso, para abrir um escritório de advocacia em Belo Horizonte, é preciso realizar o registro de sociedade de advogados na OAB-MG. A taxa para essa inscrição, em 2022, é de R$ 532,00.

Conte com apoio de uma contabilidade especializada!

Existe muito por trás da criação de uma empresa, além da parte burocrática. Obter sucesso no mercado requer planejamento e estratégia, e, para alcançar esses resultados positivos, a melhor solução é contratar uma contabilidade que tenha experiência no seu ramo de atuação.

 

Então, se você deseja montar um escritório de advocacia em Belo Horizonte e quer maximizar suas chances de sucesso, conte com o apoio da PBA Contabilidade! Somos uma contabilidade digital localizada na capital mineira, e temos ampla experiência atendendo firmas de advogados.

 

Entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre as nossas soluções, que vão desde o planejamento financeiro e estratégico da sua empresa até a execução de tarefas contábeis e burocráticas.

 

Para ler mais artigos como este, confira o nosso blog e siga as nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos. Continue lendo: Consultoria financeira em Belo Horizonte: como a PBA atua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo