inteligencia-empresarial

O que é inteligência empresarial: entenda a importância para a gestão de negócios

Gerir uma empresa é uma tarefa difícil, afinal, são muitas coisas para decidir e planejar. Sendo assim, é interessante fazer uso de técnicas gerenciais para lidar com todas as questões cotidianas da melhor forma possível.

 

Por conta disso, o conceito de inteligência empresarial tem se popularizado no mundo dos negócios ao longo dos últimos anos. No entanto, muitos gestores ainda não conhecem esse termo.

 

Sendo assim, o que é inteligência empresarial e qual a sua importância para a gestão de negócios? Continue lendo esse artigo que iremos te explicar um pouco mais sobre essa estratégia.

O que é inteligência empresarial?

A inteligência empresarial também é chamada de BI (como abreviação de business intelligence, que é o termo original em inglês). 

 

Para tanto, ela consiste em um grupo de estratégias que coleta, organiza, analisa e trabalha informações que ajudem a melhorar os negócios. Para tal, uma minuciosa coleta de dados estratégicos é essencial.

 

Dessa forma, a tomada de decisões da empresa se torna mais eficiente. A inteligência empresarial permite que a empresa desenvolva algo parecido com uma inteligência própria, que consegue fazer relatórios, apresentações, e que faça uma análise bem fundamentada do negócio. Tudo isso através da coleta e processamento de dados.

 

Após esse levantamento de informações, são usadas diversas ferramentas para filtrar e analisar esses materiais. Isso torna tudo isso mais útil e aplicável dentro dos processos da empresa.

 

Antes da internet, essa coleta de dados era bastante difícil. Porém, com a digitalização de muitos processos empresariais, ficou relativamente fácil armazenar, pesquisar, buscar e processar essas informações que auxiliarão na adoção da inteligência empresarial. A partir disso, é possível: 

 

  • Realizar um diagnóstico da empresa;
  • Antecipar tendências do mercado;
  • Aprimorar processos;
  • Elevar a produtividade da sua equipe;
  • Melhorar a tomada de decisões.

 

Leia também: Saúde financeira empresarial: saiba como avaliar e cuidar da sua gestão financeira.

Qual a importância da inteligência empresarial?

Uma das maiores dificuldades do empreendedor brasileiro é o planejamento e a estrutura. Não à toa que o Brasil perde cerca de 1 milhão de empresas anualmente, segundo o IBGE.

 

Isso acontece, principalmente, porque muitos gestores administram as empresas de forma leviana, sem levar em conta a análise de indicadores financeiros e sem utilizar mecanismos estratégicos de planejamento.

 

A inteligência empresarial abrange todos esses mecanismos, o que faz dela tão crucial. Com uso dessas ferramentas, você, como gestor, consegue se planejar bem melhor para saber como alocar recursos de forma assertiva.

Quais os benefícios da inteligência empresarial nas empresas?

Agora que você entende o conceito e a importância da inteligência empresarial, saiba que a adoção dessa estratégia no seu negócio irá trazer diversos benefícios para manter sua empresa saudável e até ajudá-la em uma possível expansão. 

 

Por isso, separamos alguns benefícios que a BI oferece para o seu negócio: 

Precisão nos relatórios

Como já foi dito, um dos pontos chave para a implementação desse conceito é a coleta e processamento de dados através da internet. Por isso, é relativamente fácil automatizar esses processos.

 

Logo, a forma de lidar com indicadores de desempenho e métricas é melhorada. Isso porque as diversas ferramentas que auxiliam na inteligência empresarial conseguem lidar com muitos dados de forma rápida e segura.

 

Dessa maneira, é possível fazer relatórios que analisam o desempenho geral e dos setores das empresas, tudo isso de forma bem organizada.

Reconhecimento de oportunidades

Os dados coletados também podem incluir indicadores do mercado e informações sobre concorrentes. Por isso, essa estratégia permite que se tenha um conhecimento do que está acontecendo com o mercado.

 

Assim, sua empresa pode identificar carências e melhorias que dão uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Melhora na tomada de decisões

Você sabe bem que ao planejar a gestão da empresa é necessário tomar decisões a todo tempo. No entanto, se basear apenas em opiniões é muito arriscado. 

 

Com a inteligência empresarial ao seu lado, você pode tomar decisões baseadas em dados. Dessa maneira, você conta com mais informações para avaliar e, por fim, fazer suas escolhas. 

 

Além do mais, por conta dos relatórios mais precisos, o processo fica mais rápido, ao mesmo tempo que mais natural.

Experiência do cliente melhorada

Um estudo da Opinion Box buscou estabelecer um panorama da experiência do cliente no Brasil, e indicou que 81% dos consumidores aceitam gastar mais com uma empresa que proporciona uma boa experiência.

 

Nesse sentido, o sistema de inteligência empresarial, permite que se tenha um conhecimento maior do perfil e das necessidades dos consumidores. Por isso, essa estratégia é uma ótima aliada para captar e fidelizar novos clientes.

Como adotar a inteligência empresarial em uma empresa?

Agora que você sabe como a inteligência empresarial pode ser importante na gestão de um negócio, quer saber como implementá-la em seu empreendimento? Separamos algumas dicas para você adotar essa ferramenta!

 

  • Cultura de dados: é importante incentivar os dados como forma de apoio para diversas decisões dentro da empresa;
  • Foque nos processos: para ter uma coleta de dados de qualidade é importante que os processos estejam bem definidos;
  • Automatize os fluxos: por exigir muita informação, para que a implementação da inteligência empresarial seja facilitada, é interessante automatizar o fluxo de dados;
  • Invista na interpretação dos dados: de nada adianta ter muitos dados e métricas, sem saber analisá-los. Por isso, invista em treinamentos para que você e sua equipe estejam preparados para interpretar informações corretamente.

 

Como você pode ver, a inteligência empresarial é muito importante para se ter uma boa gestão no seu negócio. No entanto, para alcançar o sucesso também é preciso tomar conta das finanças.

 

E nada melhor do que contar com o apoio de uma contabilidade para se ter um bom equilíbrio financeiro. Sendo assim, conheça os serviços da PBA Contabilidade!

 

Somos uma contabilidade digital centrada em Belo Horizonte-MG, e nosso foco é automatizar processos para que a gestão da sua empresa seja feita de maneira mais simples. Entre em contato e conheça mais sobre o nosso trabalho!

 

Gostou do artigo e quer ler mais conteúdos desse tipo? Confira o nosso blog e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!

 

Leia também: Contabilidade para startups: entenda a importância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo