inteligencia-financeira-para-medicos

Inteligência financeira para médicos: entenda o que é e a importância

A rotina de um médicos é muito estressante. Para médicos que desejam empreender isso se torna ainda mais complexo. 

 

Isso porque o cotidiano intenso de um profissional de medicina, se junta com o estresse da responsabilidade de empresários. 

 

Hoje muitas empresas fecham por falta de uma gestão assertiva e pelo mal gerenciamento de seu capital. Nesse sentido, é preciso se utilizar de ferramentas que garantam a saúde financeira e do negócio. 

 

Nesse sentido, o conceito de inteligência financeira para médicos é um mecanismo essencial para médicos que desejam ter o controle de suas economias e da gestão da sua empresa. 

 

Para entender melhor sobre esse importante conceito de gestão, continue nesse artigo onde explicaremos melhor a respeito sobre o que é inteligência financeira para médicos e a sua importância.

 

Tenha uma boa leitura!

O que é a inteligência financeira?

A inteligência financeira é uma metodologia utilizada para que médicos consigam organizar e administrar o seu financeiro de forma mais equilibrada. Seu principal objetivo é fazer com que a empresa tenha resultados positivos. 

 

Esse método de trabalho faz com que você lide melhor com o capital financeiro da empresa, e como consequência tome decisões melhores. 

 

Nesse sentido, a inteligência financeira para médicos envolve uma série de fatores, como: 

 

  • Definição de metas a serem atingidas;
  • Um planejamento financeiro bem estruturado;
  • Investir de forma inteligente;
  • Cortar custos;
  • Diminuir dívidas. 

 

Essa metodologia pode ser o que separa um negócio do sucesso. Isso porque, ter as finanças organizadas é crucial para qualquer empresa que deseja se manter no mercado por muito tempo. A falta de organização pode levar ao endividamento, podendo levar até mesmo à falência.  

 

Agora que você entende melhor o que é a inteligência financeira, continue nesse artigo para saber da importância desse método. 

 

Leia mais: O que é inteligência empresarial: entenda a importância para a gestão de negócios.

Qual a importância da inteligência financeira?

A inteligência financeira para médicos faz com que se tenha mais controle entre os ganhos e os custos de uma empresa.

 

O Brasil é um país que carece de educação financeira. Assim, é comum que empresários não saibam lidar com o seu dinheiro pessoal, como consequência, eles também não sabem lidar com as finanças de seu empreendimento.  

 

Esse é um erro fatal que leva muitos gestores à falência. Uma característica muito importante para a inteligência financeira é a habilidade de lidar bem com os débitos e os créditos independente de seu faturamento. 

 

Isso é especialmente valioso para médicos que possuem empresas menores, dessa maneira, ele garante que a empresa esteja sempre funcionando bem, mesmo com um orçamento um pouco mais apertado em alguns meses. 

 

Nesse ponto do artigo, você pode estar pensando: como desenvolver inteligência financeira? Confira abaixo algumas técnicas para desenvolver a inteligência financeira para médicos. 

Como desenvolver a inteligência financeira? 

A inteligência financeira para médicos pode ser uma ferramenta estratégica para levar o seu negócio ao sucesso. Para cultivá-la é preciso estudo, mas também o suporte de um profissional especializado.

 

A contabilidade é a área do conhecimento que lida com o dinheiro das empresas. Assim, o auxílio de um profissional contábil é providencial para te ajudar nessa reeducação financeira. 

 

Confira algumas dicas para desenvolvê-la. 

Controle de gastos

A inteligência financeira não existe sem o controle de gastos. Para isso, é preciso conhecer a fundo as finanças do negócio. 

 

Por isso, o contador irá ajudar na elaboração e aplicação de diversas métricas que ajudarão a controlar os gastos, como: 

 

  • Controle do fluxo de caixa; 
  • Planejamento tributário;
  • Planejamento financeiro; 
  • Inteligência empresarial.

 

Tudo isso dá ao gestor um panorama do seus gastos e isso facilita na identificação de pontos onde é possível cortar gastos. Essa ação é fundamental para melhorar a relação do empreendedor com as suas finanças. 

Definição de objetivos

Definir objetivos também é uma ferramenta importante de inteligência financeira para médicos. Isso porque, sabendo onde se quer chegar, fica mais fácil saber qual caminho trilhar para chegar lá.

 

Cada estabelecimento médico possui as suas particularidades, no entanto, existem dois pontos fundamentais para qualquer empreendimento. 

 

O primeiro é a criação de uma reserva de emergência. A reserva dá mais segurança em casos de crises financeiras ou eventos inesperados. 

 

Já o segundo está mais relacionado com a construção de um patrimônio, que permitirá dar mais qualidade de vida para você, e também para os seus funcionários. Esses são dois bons pontos de partida para definir melhor os seus objetivos. 

Planejamento tributário

Todas as empresas devem pagar tributos, logo, com o ramo médico, isso não seria diferente. Com isso, o seu contador irá te auxiliar na elaboração de um planejamento tributário. 

 

Inteligência financeira para médicos, é sobre lidar com os seus gastos de uma maneira mais saudável. Nesse sentido, lidar com os tributos entra nisso, uma vez que o Brasil possui uma carga tributária absurda. 

 

O planejamento tributário, organiza e melhora a forma com que se paga os seus tributos. Isso não apenas evita multas decorrentes de falta de pagamento, como também possibilita que se pague menos impostos através da busca por isenções tributárias.

 

Como você pôde perceber, esse tipo de inteligência pode ser o fator determinante para o sucesso de um estabelecimento médico. Por essa razão, é crucial a figura de um profissional especializado que dará o suporte para que você desenvolva a sua inteligência financeira.

Conte com o suporte da PBA Contabilidade!

Se você é um profissional da medicina e busca serviços contábeis que irão te auxiliar a desenvolver a sua inteligência financeira para médicos, conheça a PBA Contabilidade!

 

Somos uma contabilidade digital, que tem como meta, romper barreiras, através de um relacionamento humanizado com os clientes, de maneira a prestar um acompanhamento próximo de suas atividades e fazer com que a empresa cresça rumo ao sucesso. 

 

Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções! Gostou do artigo? Acesse nosso blog para ler mais conteúdos sobre contabilidade e gestão e não se esqueça de seguir nossas redes sociais

 

Leia mais: Saiba mais sobre a modalidade da Sociedade Limitada Unipessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?