gestao-financeira-em-microempresa

​​Gestão financeira em microempresa: o que é, desafios e dicas para aprimorar

Realizar a correta gestão financeira de uma empresa é fundamental para a sua sustentabilidade, afinal, os recursos de um negócio é o que mantém tudo funcionando de forma lucrativa. 

No entanto, existem diversos desafios enfrentados pelos gestores que podem comprometer esse sonho. Não à toa, segundo dados do IBGE, cerca de 50% das empresas fecham em até três anos de sua abertura, e a principal causa desse acontecimento é a falta de gestão. 

Para isso, é necessário que gestores e empresários disponham de conhecimentos que ajudem a encontrar um equilíbrio financeiro e permitir que a empresa continue de portas abertas. 

Isso se mostra ainda mais evidente quando se pensa no funcionamento de microempresas, que em muitas vezes trabalham com orçamentos mais apertados. Por essa razão, a gestão financeira em microempresa se faz fundamental para garantir a saúde financeira desse tipo de empreendimento. 

Para te ajudar a entender mais a respeito dessa importante prática empresarial, preparamos esse artigo, por isso, leia-o com atenção.

Tenha uma boa leitura!

O que é a gestão financeira em microempresa?

A gestão financeira em microempresa consiste em uma conjunto de estratégias, métodos e ações implementadas em uma organização com com o fim de analisar, e controlar o uso de capital por parte da empresa. 

Nesse sentido, todo o departamento financeiro do negócio será otimizado, fazendo com que ele se torne mais eficiente e econômico. De maneira simplificada, a gestão financeira controlará as entradas e saídas de caixa da sua empresa. 

Independente de sua atividade econômica, você provavelmente irá lidar com transações diárias. Com isso, contar com um suporte nessa gestão, traz mais organização e assertividade para o setor financeiro da sua empresa. 

Veja a seguir a importância da gestão financeira em uma microempresa.

 

Leia também: eSocial Simplificado: o que é e para que serve?

Qual a importância da gestão financeira em microempresa?

As empresas de menor porte, são as que mais sofrem com as oscilações constantes do mercado. Portanto, a gestão financeira em microempresa permite que se esteja mais preparado em relação a imprevistos e faça uma utilização mais precisa dos seus recursos financeiros. 

Além disso essa metodologia de trabalho, permite que o empresário supere alguns desafios empresariais relacionados à gestão de recursos e que podem afetar o futuro da empresa, como: 

 

  • Má avaliação de custos e riscos operacional;
  • Negligência na saúde financeira e contábil do negócio;
  • Avaliação de custos e riscos mal feitos. 

 

Além de prevenir esses riscos para o empresa, o gerenciamento de recursos, também conta com uma série de ações que irão fazer com que se tenha um profundo conhecimento do financeiro do empreendimento, como: 

 

  • Planejamento e análise financeira;
  • Realocação de recursos;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Análise de crédito.

 

Assim, a gestão financeira em microempresa, é fundamental para que essas empresas consigam se manter no mercado com as finanças do azul, como também oferecer ferramentas para que ela se desenvolva e mude de patamar. Por isso, veja a seguir dicas para aprimorar a gestão de recursos de sua organização.

Como aprimorar a gestão financeira em microempresa?

A gestão financeira em microempresa oferece uma série de ferramentas importantes para que o empreendedor se mantenha sempre em dia com suas obrigações financeiras.

Por esse motivo, separamos algumas dicas para aprimorar esse aspecto do seu negócio. Veja a seguir:

Separação de contas pessoas e empresariais

Em negócios menores, é comum que se utilize contas pessoais e empresariais juntas. No entanto, isso é um erro, uma vez que torna o controle de despesas e receitas muito mais complexo.

Além disso, pode colocar o negócio em problemas com o Fisco, já que pode tornar difícil o processo de monitoramento e comprovação fiscal. Por isso, uma das primeiras ações para melhorar a gestão financeira em uma microempresa é a separação de contas pessoas e empresariais. 

Planejamento orçamentário

O controle financeiro, exige que se tenha conhecimento do quanto você gasta e uma previsão de receita. Assim, o planejamento orçamentário, é fundamental para que se tenha uma previsão do que está por vir. 

Isso possibilita a tomada de decisões estratégias visando mudar os resultados do empreendimento. 

Controle do fluxo de caixa

Um dos pilares da gestão financeira em empreendimentos de qualquer porte deve ser o controle do fluxo de caixa. 

Essa é uma ferramenta contábil que consiste em um monitoramento preciso de todas as entradas e saídas de capital. 

Isso faz com que seja mais fácil identificar não apenas quais são suas principais fontes de receita, mas também pontos em que é possível cortar custos e ter mais economia. Assim, implementar essa estratégia em seu negócio, é crucial para o sucesso do empreendimento. 

Como você pôde observar, a gestão financeira em microempresa é fundamental para garantir a sustentabilidade e bons resultados desse tipo de empreendimento. No entanto, nem sempre é um processo simples, uma vez que gestores de empresas desse porte têm mais atribuições. 

Por isso, ter uma contabilidade de confiança ao seu lado, faz com que você tenha todos os benefícios dessa metodologia, mas sem adicionar mais responsabilidades para o gestor. 

Conte com o suporte da PBA Contabilidade!

Deseja implementar a gestão financeira em microempresa, e não sabe onde? Conte com o suporte da PBA Contabilidade!

Somos uma contabilidade  que tem como principal foco, não apenas oferecer soluções contábeis de qualidade, mas também criar fortes vínculos com nossos clientes, por meio de um trabalho personalizado e adaptado às necessidades de cada empresa.

Tudo isso por meio da contabilidade digital, que traz mais transparência, rapidez e um custo baixo para o seu empreendimento. Isso faz com que o processo contábil fique muito mais prático para os empresários. 

Entre em contato e converse com nossos consultores! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e converse com nossos consultores, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Leia mais: Importância de gerenciar as contas para a gestão financeira da empresa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?