planejamento-tributario-para-empresa-de-servicos

Planejamento tributário para empresa de serviços: dicas essenciais para o sucesso

Um obstáculo frequente ao crescimento saudável de empresas no Brasil é se manter em dia com a carga tributária sem sacrificar tanto o lucro.

 

Isso se deve à natureza dinâmica dos encargos tributários do país que, além de ser conhecido por sua carga fiscal robusta, cria novas regras para o cumprimento da agenda tributária das corporações a todo o tempo, dificultando o trabalho dos responsáveis pela boa relação fiscal da empresa. 

 

Dessa forma, o planejamento tributário para empresa de serviços surge como uma alternativa para que as empresas consigam se organizar em relação às suas obrigações fiscais sem comprometer o seu lucro, já que essas são as que mais sofrem com as cargas tributárias.

 

Preparamos um material para inteirar sobre as melhores práticas envolvendo planejamento tributário. 

 

Tenha uma boa leitura!

O que é planejamento tributário?

Com um nome muito intuitivo, o planejamento tributário é uma estratégia adotada pelas empresas para se organizarem em relação às demandas legais relacionadas ao quitamento dos deveres tributários, sempre buscando, ao mesmo tempo, economizar o máximo possível. 

 

Ou seja, trata-se de uma metodologia aplicada estrategicamente para estar em dia com as obrigações fiscais envolvidas para manter uma empresa em funcionamento e potencializar o lucro através da economia em embargos tributários. 

 

O grande ponto do planejamento tributário, também conhecido como elisão fiscal, é que não há uma receita de bolo. Existem diferentes técnicas e possibilidades que vão se adequar melhor a algumas empresas do que a outras. 

 

Uma das práticas comuns da elisão fiscal é encontrar brechas legislativas que permitam a diminuição da carga tributária, o que, claro, é absolutamente previsto pela lei, diferente da evasão fiscal, popularmente conhecida como sonegação de impostos, que configura crime grave. 

 

Por isso é importante garantir que o seu planejamento tributário esteja  nas mãos de profissionais competentes e com expertise em seu mercado, que irão saber quais são: 

 

Não deixe de conferir, também: ​​Gestão financeira em microempresa: o que é, desafios e dicas para aprimorar.

 

Qual é a importância do planejamento tributário para empresa de serviços?

Ter um bom planejamento tributário para empresa de serviços beneficia o empreendimento de muitas formas. 

 

O ponto que mais enche os olhos dos empresários é, claro, a redução de gastos. Manter uma empresa funcionando em um país mundialmente conhecido por suas altas cargas fiscais pode ser muito frustrante e desafiador se você não se planejar para reduzir esses gastos ao máximo possível. 

 

Além da economia, entretanto, ter um planejamento tributário é essencial para que a empresa esteja em dia com suas obrigações fiscais e siga funcionando dentro da legalidade e crescendo de forma saudável. 

 

O que também irá influenciar na credibilidade do negócio e, portanto, na adesão dos serviços prestados. Mas afinal, como fazer um bom planejamento tributário para empresas de serviços? Veja a seguir.

Como fazer um planejamento tributário de sucesso

Não existe uma fórmula pronta para a elaboração e aplicação de planejamento tributário de sucesso. Os profissionais responsáveis por prestar esse tipo de serviço devem estar sempre estudando para se manterem atualizados, de modo que consigam elaborar o planejamento ideal para cada cliente, potencializando seus resultados. 

 

Existem, porém, algumas boas práticas e conhecimentos pontuais que podem auxiliar na hora de elaboração de um planejamento ideal. Separamos uma lista com os principais pontos relevantes:

1-Escolha da natureza jurídica

A natureza jurídica é uma forma que o Estado tem de classificar as empresas que funcionam dentro do seu território e, assim, ter um maior controle sobre questões como obrigações fiscais e porte da empresa. 

 

Empresas de naturezas diferentes têm direitos e deveres diferentes. Registrar adequadamente a natureza jurídica do seu empreendimento irá impactar em muitas coisas, inclusive nos seus números finais. 

2-Enquadramento no regime tributário

Outra decisão que pode impactar seus números, o regime tributário diz respeito à forma como cada CNPJ arcará com suas obrigações tributárias de acordo com o montante de arrecadamento.  

 

O regime de tributação é estabelecido levando em conta algumas características intrínsecas à empresa, como o porte e os serviços prestados. 

3-Produção do calendário tributário 

Muito importante para controlar os gastos com impostos, o calendário tributário nada mais é do que uma agenda usada para manter as obrigações fiscais em dia. 

 

Com uma agenda bem definida, torna-se muito mais fácil garantir que você não irá se esquecer de nenhuma pendência, além de facilitar o controle dos gastos, já que os números estarão em fácil acesso.

4-Escolha de profissionais

Visto toda a complexidade envolvida em manter uma empresa em bom funcionamento e a par das suas obrigações fiscais, fica evidente que a escolha dos profissionais responsáveis por cuidar das obrigações tributárias de um empreendimento deve ser tomada de forma estratégica. 

 

É essencial ter profissionais capacitados e atualizados trabalhando para otimizar os seus resultados.

Conte com as soluções da PBA Contabilidade

Sempre levando em consideração as especificidades de cada cliente, a PBA Contabilidade é referência em serviços contábeis em Belo Horizonte.  

 

Com um atendimento humanizado e soluções pensadas exclusivamente para o seu empreendimento, a PBA tem como diferencial o acompanhamento constante dos seus clientes, realizando visitas periódicas às empresas. Ideal para você que quer montar um planejamento tributário para empresa de serviços ou que tem outra demanda contábil.

 

Fale com um dos nossos especialistas e explore as suas possibilidades!  Leia mais conteúdos como esse em nosso blog e em nossas redes sociais. 

 

Aprenda mais em: Certificado digital em Belo Horizonte: entenda importância e como emitir.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?