Valuation para pequenas empresas: como fazer na prática!

Os dados não mentem: as micros e pequenas empresas são maioria no Brasil, representando uma porcentagem considerável do total de empresas, sendo a fonte de renda de muitas famílias e responsáveis por cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Esses números evidenciam a relevância desses empreendimentos para o país. Apesar disso, ainda é comum encontrar pequenas empresas que não possuem um cálculo de valuation e não entendem o quanto isso é importante.

 

Pensando nisso, montamos esse artigo com tudo o que você precisa saber na hora de calcular o valuation para pequenas empresas!

 

Boa leitura!

 

Leia também: Gestão financeira em microempresa: o que é, desafios e dicas para aprimorar.

O que é valuation para pequenas empresas?

A palavra “valuation” vem do inglês e significa “avaliação”, dando um bom direcionamento sobre o que significa o processo de valuation, que, simplificando, é um estudo responsável por determinar o valor de uma empresa. 

 

O valuation de uma empresa irá apontar como anda a saúde financeira do negócio e suas perspectivas de crescimento, a fim de determinar o valor do empreendimento. Esse valor é obtido por metodologias quantitativas que consideram os números da empresa e outros aspectos mercadológicos e subjetivos. 

Por que fazer valuation para pequenas empresas?

O valuation de uma empresa é uma informação fundamental para a tomada de decisões. É com base nele que você pode mostrar aos investidores que o seu negócio é um investimento que vale a pena ou mostrar a um potencial comprador que a sua empresa é um empreendimento saudável.

 

Além disso, o valuation de uma empresa é uma forma de alinhar expectativas e prever os cenários futuros do empreendimento, o que pode evitar frustrações e dores de cabeça.

 

Com pequenas empresas isso não difere, ter essa informação é extremamente necessário. O que muda de grandes e médias empresas para pequenas empresas é que, para os pequenos empreendedores, estabelecer esse número pode ser desafiador. 

 

Manter a saúde e a organização de uma empresa no Brasil já não é uma tarefa fácil para as grandes instituições, que possuem times completos para cuidarem dos dados necessários na hora de calcular o valuation da empresa, imagina para os pequenos empreendimentos que, muitas vezes, não têm à disposição um time completo de profissionais?

 

Mas são exatamente os proprietários de pequenas empresas que devem sempre estar cientes de seu valuation, pois ele pode representar a oportunidade de elevar o patamar do seu empreendimento ao apresentá-lo como um investimento saudável ao mercado. 

Como calcular o valuation da sua empresa

O cálculo de valuation para pequenas empresas pode ser feito através das três metodologias usualmente usadas para calcular o valuation de empresas de médio e grande porte, mas os resultados podem ser privilegiados por algumas técnicas em detrimento de outras. 

 

Reiteramos que o cálculo de valuation é muito complexo, por exigir conhecimentos técnicos, como fórmulas e conhecimento de mercado, e que, por isso, é recomendável, que seja feito com o auxílio de uma contabilidade de confiança.

 

As três metodologias para calcular o valuation de uma empresa são:

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Comumente a técnica mais aconselhada para calcular o valuation para pequenas empresas, o objetivo aqui é estipular a capacidade de um empreendimento de gerar riquezas no futuro através de uma análise do seu fluxo de caixa atual e de possíveis cenários futuros. 

 

Nessa metodologia, a confiabilidade dos números e das projeções é muito importante para a credibilidade do valuation. Ou seja, a empresa precisa estar com os dados devidamente atualizados e guardados e a pesquisa de cenários que podem impactar o desempenho do negócio deve ser muito crítica e estratégica. 

Valuation pelo mercado

O método de calcular valuation pelo mercado adota uma abordagem comparativista e estabelece o valuation de uma empresa com base nos números de empresas semelhantes mercadologicamente. 

 

É provavelmente o método mais simples dentre os três, mas pode ser impreciso, considerando que empresas semelhantes podem ter percursos completamente distintos. 

 

Essa metodologia pode ser abordada de duas formas:

Enfoque nos múltiplos de mercado

Nessa abordagem, o valuation de uma empresa é calculado com base no desempenho de empresas semelhantes e referências no mercado, desde que seja possível obter os números dessas empresas, seja porque estão disponíveis na bolsa de valores ou porque se tornaram públicos após uma transação.

Enfoque na contação de mercado

Já o enfoque em cotação só pode ser feito com empresas de capital aberto, cujo valor das ações é acessível. Portanto, basta multiplicar o valor da ação pelo número total de ações para obter o “valor total” da empresa.

Valor patrimonial

O valuation pelo valor patrimonial, ou seja, pelo valor de ativos da empresa, é o menos utilizado para estabelecer o valuation para pequenas empresas, porque essas geralmente não possuem imóveis, maquinário ou grande estoque. 

 

A ideia dessa metodologia é somar o valor dos ativos da empresa e descontar o dos passivos. Para isso, também é necessário que a empresa tenha uma boa organização com seus dados e os mantenha atualizados. 

Conte com a PBA Contabilidade para calcular o valuation da sua empresa!

O valuation para pequenas empresas é uma informação muito séria e importante, e deve ser feito por profissionais com experiência e conhecimento no assunto, e a PBA Contabilidade tem o time ideal para te atender!

 

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Continue lendo: Contabilidade para cartórios: como identificar o melhor regime tributário?

 

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