gestao-tributaria-entenda

Gestão tributária: entenda sua função e como implementá-la!

O controle financeiro é uma ferramenta fundamental para a prosperidade de qualquer empresa. 

 

Por isso a contabilidade é uma parte tão importante para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. E a gestão tributária é uma das ferramentas das quais a contabilidade dispõe para manter o controle financeiro. 

 

Pergunte a qualquer empreendedor a opinião dele sobre a tributação de empresas no Brasil e receba a mesma resposta: muito rígida e complexa. 

 

O Brasil é conhecido por sua elevada carga tributária, especialmente no que diz respeito a carga tributaria sobre empresas. Assim, fazer a gestão interna desses tributos pode significar poupar muitos números. 

 

Elencamos neste artigo as vantagens de implementar a gestão tributária na sua empresa!

 

Boa leitura!

 

Você também pode se interessar por: ​​Gestão financeira em microempresa: o que é, desafios e dicas para aprimorar.

O que é gestão tributária?

A gestão tributária consiste no estudo e na administração das obrigações fiscais de uma empresa, visando não apenas mantê-la segundo seus deveres tributários, mas também de encontrar as melhores alternativas para arcar com essas despesas.

 

Isso significa que o profissional responsável pela gestão tributária precisa estudar e se atualizar constantemente para acompanhar o crescimento da empresa. 

 

Uma vez que as alterações nas leis tributárias e outros fatores que podem influenciar na hora de recolher os tributos, assim como a  precificação, que, afinal, deve considerar a carga de impostos que incidem sobre os produtos e serviços oferecidos.

 

Além disso, também é o profissional responsável pela gestão tributária que busca qualquer outra possibilidade de alívio tributário para a empresa, como os regimes especiais de tributação. 

 

Em suma, a gestão tributária é uma estratégia que visa, através do gerenciamento de tributos, encontrar para a empresa as melhores práticas de elisão fiscal.

 

Principais funções da gestão tributaria?

1. Conformidade fiscal

Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor em 2017, na época, mais de 80% das empresas contatadas possuíam algum tipo de irregularidade perante o fisco. 

 

Esse número é, em parte, reflexo do complexo sistema tributário brasileiro, que sofre alterações constantemente, o que dificulta que empresas que não tenham uma gestão tributária consigam se manter sempre em conformidade fiscal.

 

Entretanto, apesar do grande número de empresas atuando em irregularidade poder passar a ideia de que isso é algo normal, estar irregular perante o fisco deixa a empresa vulnerável às sanções e multas, além de diminuir sua credibilidade perante a sociedade. 

 

Isso evidencia, portanto, a relevância da gestão tributária, para evitar esse tipo de cenário e se manter em conformidade fiscal.

2. Potencialização do lucro

A gestão tributária também é uma grande aliada da lucratividade dos empreendimentos, afinal, todo empreendedor brasileiro sabe o quão intensa a carga tributária nacional pode ser, especialmente quando se trata da tributação de empresas. 

 

Assim, ao encontrar as melhores práticas de elisão fiscal, o profissional responsável pela gestão tributária pode economizar bons números à empresa.  

 

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da busca e adesão de regimes especiais de tributação.

3. Competitividade de mercado

Além de manter a empresa em conformidade fiscal, o que já a torna mais atraente para o mercado e investidores, a gestão tributária também permite que a empresa adote preços mais competitivos para o mercado. 

 

Por meio da adoção de benefícios fiscais e da redução da carga tributária de modo geral, a gestão tributária permite que a empresa reavalie a sua precificação para torná-la o mais atraente possível, sem que isso afete negativamente seus números.

4. Tomadas de decisão 

Por fim, a gestão tributária funciona como um braço da gestão da empresa, auxiliando diretamente na tomada de decisões. 

 

Uma empresa que deseje se expandir e abrir uma filial, por exemplo, pode consultar o responsável por sua gestão tributária para estudar o lugar mais estratégico para fazê-lo, tendo em vista os regimes especiais de tributação, que são, muitas vezes, regularizados independentemente por cada estado, portanto, podem apresentar alíquotas diferentes em cada Unidade Federativa.

Por que implementar gestão tributária em sua empresa?

Para a implementação eficiente da gestão tributária na sua empresa, é necessário, claro, contar com um contador experiente e especializado. 

 

A contabilidade é uma área muito ampla, e é importante escolher um profissional ou um time de profissionais que entenda sobre tributação e sobre técnicas de elisão fiscal. 

 

Essa etapa do processo pode ser simplificada com a terceirização desse serviço para uma contabilidade especializada, o que é uma alternativa menos burocrática e mais acessível de adotar uma estratégia de gestão tributária.

 

Uma vez definido o profissional, cada empresa terá um processo único, visto as especificidades e possibilidades de cada um, considerando vários fatores, como porte, setor e CNAE. Todavia, esse processo deve incluir o monitoramento do fluxo de caixa, a revisão do regime tributário adotado, as possibilidades relacionadas aos regimes especiais de tributação, entre outras coisas. 

Conheça as soluções da PBA Contabilidade!

A PBA Contabilidade é uma empresa que presta serviços contábeis há mais de 20 anos em Belo Horizonte, sempre prezando pelo atendimento humanizado e personalizado para os nossos clientes, respeitando e valorizando suas particularidades. 

 

Entre em contato e fale com a nossa equipe para contar com o nosso time de profissionais especializados na hora de planejar a sua gestão tributária e demais questões contábeis!

Mais conteúdos informativos sobre contabilidade, gestão financeira e empreendedorismo podem ser encontrados em nosso blog e em nossas redes sociais.

 

Continue lendo: Planejamento tributário para empresa de serviços: dicas essenciais para o sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?