consultoria-de-gestao-empresarial

Consultoria de gestão empresarial: o que é, tipos e atividades

Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. O ambiente corporativo é dinâmico, com o surgimento de nova tecnologias, novos conceitos e obstáculos surgem a todo momento, o que faz com que os gestores precisem se reinventar constantemente. 

A consultoria de gestão empresarial, dessa forma, surge como oportunidade de capacitação para os gestores e não deve, de forma alguma, ser vista como uma crítica ou como uma ameaça.  

Quer ver como esse serviço só tem vantagens a oferecer para você e para a sua gestão? Continue lendo!

Você também pode se interessar por: Gestão financeira em microempresa: o que é, desafios e dicas para aprimorar.

O que é consultoria de gestão empresarial?

A consultoria de gestão empresarial, como as demais consultorias, diz respeito ao serviço de aconselhamento para empresas, usualmente terceirizado. Nesse caso, trata-se do aconselhamento voltado à melhora do gerenciamento da empresa.

Esse tipo de consultoria é contratada para identificar oportunidades de aprimoramento dentro da gestão interna da empresa. Diferente da maioria dos outros serviços,  essa modalidade não é voltada a um setor específico, mas sim à gestão como um todo.

Dessa forma, na consultoria de gestão empresarial, o consultor irá, por uma análise minuciosa, fazer um diagnóstico que apresente os pontos de melhoria da empresa, especialmente voltados ao aprimoramento dos processos e da gestão, elaborar um plano de ação, implementá-lo e realizar o acompanhamento. 

Por que contratar uma consultoria de gestão empresarial?

Os serviços de consultoria são grandes aliados das empresas, uma vez que funcionam como forma de importar conhecimento e experiência de maneira simplificada e pontual. 

A adesão a essa especialidade de consultoria, ao contrário do que muitos pensam, não é indicativo de mau desempenho ou incompetência da gestão. Muito pelo contrário, o interesse em potencializar o modo de administrar o negócios só evidencia o desejo de mantê-la.

Principalmente porque conhecimentos técnicos representam apenas uma fração do trabalho de um gestor e podem ser aprendidos.

A título de exemplo, a consultoria de gestão empresarial é altamente eficaz em processos de implementação de novas atividades na empresa, em que os gestores, apesar de plenamente competentes, precisam aprender a lidar com as novidades por eles e por suas equipes. 

Deste modo, além de este tipo de serviço contribuir para a capacitação gerencial – tendo impacto direto nas tomadas de decisões – e no desempenho do quadro de funcionários, é um ótimo momento para rever processos e encontrar pontos de melhoria.

Tipos de consultoria de gestão empresarial

A escolha do tipo de consultoria contratado para a empresa deve ser uma decisão estratégica, tomada considerando as necessidades e metas da empresa. Ambas apresentam suas vantagens e limitações. 

Consultoria interna

Na consultoria de gestão empresarial interna, o profissional responsável por todo o processo é parte integrante da equipe da empresa. 

Essa modalidade apresenta como vantagem a possibilidade de um acompanhamento mais a longo prazo, visto que as consultorias terceirizadas tendem a ser mais objetivas e determinadas mudanças levam um pouco mais de tempo para serem implementadas.

Em contrapartida, essa abordagem fica defasada em questão de visão exterior e imparcialidade. 

Consultoria externa

Já a consultoria de gestão empresarial externa segue a abordagem padrão de terceirizar o serviço. Nesse sentido, o profissional encarregado por prestar a consultoria e acompanhar as alterações não compõe o quadro de funcionários da empresa. 

Essa modalidade apresenta como principal vantagem a importação de expertise externa. O profissional contratado, usualmente, dedica-se a esse tipo de serviço, portanto, tem experiência acumulada de diferentes cases. Isso pode significar um repertório maior em possíveis soluções para se explorar.

Além disso, não ter vínculo com a instituição possibilita que esse profissional identifique culturas internalizadas da empresa que não são muito produtivas e que, por já estarem internalizadas, não são identificadas pelos funcionários. Ademais, esse profissional também pode oferecer uma análise mais imparcial e com mais precisão.

Todavia, nessa modalidade, o consultor não está sempre à disposição da empresa e pode apresentar custos mais elevados, principalmente se a empresa precisar de acompanhamento por mais tempo.

Explore as soluções da PBA Contabilidade para a sua empresa!

Agora que você já sabe da importância de confiar a sua empresa a profissionais qualificados, queremos te apresentar a PBA Contabilidade, uma empresa que presta serviços contábeis há mais de 20 anos em Belo Horizonte e região. 

Com a filosofia de romper barreiras e oferecer um serviço humanizado e personalizado para os nossos clientes, a PBA se tornou referência em serviços contábeis e gestão financeira.

Para contratar nossos serviços, entre em contato conosco e fale com um membro da nossa equipe! Aguardamos você!

Leia mais conteúdos como esses toda semana em nosso blog e em nossas redes sociais.

Continue lendo: Planejamento tributário para empresa de serviços: dicas essenciais para o sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?