empreendedorismo-digital-o-que-e

Empreendedorismo digital: saiba o que é e como começar

Como os demais setores do mercado, o setor econômico sofreu grandes alterações com as revoluções tecnológicas e evoluções digitais. Hoje, as relações de consumo acontecem de forma completamente diferente do que a 50 anos atrás.

Uma das mudanças mais marcantes foi o surgimento do empreendedorismo digital, que facilitou a vida tanto dos empresários que optaram por investir nesse tipo de negócio quanto do público-alvo desses empreendimentos.

Todavia, muitos empreendedores ainda desconhecem o potencial dessa consideravelmente nova modalidade de empreendedorismo, que tem se tornado mais comum dia após dia. 

Para entender mais sobre empreendedorismo digital, suas vantagens e como iniciar um, continue a leitura.

Leia também: Gestão tributária: entenda sua função e como implementá-la!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é uma modalidade que surgiu com as transformações tecnológicas experienciadas por meio da digitalização dos processos. 

É caracterizada principalmente pela digitalização das relações comerciais, em que a compra e venda de produtos e serviços ocorrem exclusivamente, ou majoritariamente, online, com o auxílio da internet e de dispositivos como celulares e computadores.

Apesar de não ser tão recente, o empreendedorismo digital vem experienciando um crescimento exponencial devido à democratização do acesso à internet e, nos últimos anos, devido à pandemia do Covid-19, que fez com que os empreendedores precisassem ser criativos para não fecharem as portas e/ou desistir do sonho de empreender.

Aqueles que foram mais criativos investiram nos empreendimentos digitais, únicos que conseguiam funcionar plenamente durante o isolamento. Agora, no pós-pandemia, esses negócios continuam recebendo atenção devido à praticidade que oferecem para os empresários e para os consumidores.

Alguns exemplos conhecidos de empreendimentos digitais são o Descomplica, o qual é uma plataforma de aulas que inicialmente vendia cursos pré-vestibular e hoje já venda pós-graduações, e o Magazine Luiza, que iniciou suas atividades como uma empresa tradicional e, posteriormente, viu no empreendedorismo digital uma oportunidade de crescimento, sendo hoje um dos maiores marketplaces brasileiros. 

Por que investir em empreendedorismo digital?

Um dos motivos que torna o empreendedorismo digital tão atraente para os empreendedores são as várias vantagens e praticidades que ele proporciona. Dentre elas, destacamos:

Processos menos burocráticos

O processo de legalização de empresas no Brasil é conhecido por ser burocrático, visto que é necessário efetuar uma série de registros e emitir diversos de documentos, sendo que nem todas as localidades aderiram à digitalização integral dos processos até o momento.

Porém, no caso da abertura de negócios digitais, os trâmites burocráticos são consideravelmente menores, já que muitos dos processos dizem respeito à viabilidade das empresas físicas e os documentos necessários para que elas possam iniciar suas atividades, o que não é uma questão para quem empreende no digital. 

 

Baixo custo inicial

O empreendedorismo digital tem sido a modalidade adotada por muitos iniciantes que não dispõem de muitos recursos financeiros inicialmente. Isso porque esse modelo de negócio demanda um investimento significativamente menor do que os empreendimentos tradicionais.

Parte considerável disso se deve ao fato de que os empreendimentos digitais dispensam os custos iniciais com locação, equipamentos, funcionários e algumas licenças e alvarás que as empresas tradicionais precisam providenciar. O resultado disso são negócios mais baratos de iniciar.

Ampla disponibilidade de clientes

Outra grande vantagem dos empreendimentos digitais é a ausência de barreiras geográficas para alcançar os seus clientes. 

O senso de 2021 constatou que cerca de 90% dos lares brasileiros têm acesso à internet, e no empreendedorismo digital, qualquer pessoa com acesso à internet é um cliente em potencial.

Assim, diferente de outros estabelecimentos, onde as transações comerciais acontecem presencialmente, no empreendedorismo digital, clientes de qualquer localidade conseguem acessar a sua página de vendas a qualquer hora. 

Mercado em alta

A abertura de empresas digitais já vinha em uma crescente de adesão há alguns anos, mas a pandemia do Covid-19 colocou esse modelo de negócios em evidência de maneira irreversível.

Apesar de ter sido potencializado pelo isolamento feito durante o período da pandemia, os empreendedores e consumidores perceberam que esse modelo de empreendimento é vantajoso mesmo após a pandemia, visto que poupa tempo, dinheiro e aumenta o catálogo de produtos disponíveis no mercado. 

Assim, atualmente, o mercado de empreendimentos digitais está passando por um momento de constante expansão.

Grande potencial de escalabilidade

Como soma de todas as vantagens anteriores, os modelos de negócios digitais apresentam um alto potencial de escalabilidade.

Afinal, com um baixo custo inicial e de manutenção, uma ampla gama de clientes em potencial disponível e um mercado promissor, torna-se muito mais fácil escalar o seu negócio.

Como iniciar um negócio digital?

Se você está interessado em explorar as possibilidades do empreendedorismo digital, aqui estão alguns pontos que merecem atenção.

Escolha um nicho de mercado

No momento de abrir um empreendimento digital, é importante que o empresário não se perca nas possibilidades e queira vender tudo ou para todo mundo. Um empreendimento digital continua sendo um empreendimento como qualquer outro. 

Portanto, escolha um nicho de mercado e escolha quais produtos e serviços você irá oferecer. É importante ter foco em um público-alvo específico e resolver dores específicas, para que você consiga fazer uma estratégia direcionada e eficiente de venda.

Escolha o modelo de negócios que deseja abrir

Empreendimento digital é um termo guarda-chuva que abarca vários tipos de negócios que funcionam no ambiente digital. Um empreendimento digital não precisa necessariamente ser um e-commerce que vende produtos simples.

Dentre as opções, existem os marketplaces, os dropshippings, os serviços por assinatura, os cursos online, entre muitos outros. Portanto, essa escolha deve ser tomada de forma estratégica considerando o seu nicho e os produtos e/ou serviços que irá oferecer.

Trace um plano de ação

Para um negócio obter sucesso no mercado, é necessário que sua conceitualização e abertura sejam feitas de forma estratégica, a partir de um plano de ação, que basicamente estabelece metas a serem atingidas e as ações que devem ser tomadas para o cumprimento dessas metas.

No empreendedorismo digital, isso não é diferente. Portanto, é necessário que os sócios realizem uma pesquisa de mercado detalhada. Dessa forma é possível identificar quais são os passos a serem seguidos para o sucesso do seu negócio. 

Para tanto, está pesquisa deve incluir questões como: principais concorrentes e os seus diferenciais, os melhores fornecedores para o seu negócio, quais estratégias de divulgação serão adotadas, entre outras coisas.

Aproveite para conferir: Certificado Digital: Saiba o que é e a importância para o seu negócio.

 

Legalize a sua empresa com o apoio de uma contabilidade especializada

Para iniciar as atividades da sua empresa e começar a vender, antes, será necessário realizar o processo de legalização da sua empresa perante o governo. Como qualquer outra empresa, os empreendimentos digitais são contribuintes. 

Portanto, para estarem em conformidade com a lei, precisam fazer os registros necessários e arcar com suas obrigações legais e fiscais.

Por isso, atenção! Apesar de terem os processos facilitados, os empresários precisam se atentar às minúcias contábeis envolvidas na abertura desse tipo de empresa e suas implicações fiscais. 

Por fim, para tornar o processo mais fácil, ágil e eficiente, é recomendável contar com o suporte de uma contabilidade especializada.

Invista em marketing digital

Como vimos no decorrer do artigo, os modelo de negócios digitais têm a grande vantagem de serem fáceis de acessar para muitas pessoas, basicamente qualquer pessoa, com acesso à internet pode entrar na sua página de vendas e conferir os seus produtos e/ou serviços. 

Dessa forma, com o acesso facilitado, você só precisará fazer com que as pessoas encontrem a sua marca. 

Sendo assim, investir em marketing digital é essencial para esses empreendimentos, visto que trará visibilidade e autoridade para a marca, aumentando a circulação em suas páginas de venda, potencializando a geração de leads.

https://www.pbacontabilidade.com.br/fale-com-contabilidade-em-belo-horizonte/

Conheça as soluções da PBA Contabilidade

Para você que está procurando uma contabilidade para dar suporte nas questões financeiras e contábeis do seu empreendedorismo digital, a melhor opção é uma contabilidade também digital e especializada, e a PBA Contabilidade está à sua disposição.

Oferecemos soluções contábeis personalizadas, ágeis e, o melhor, de forma digital. Assim, você consegue resolver todas as necessidades do seu empreendimento do conforto da sua casa, e sendo atendido por especialista de verdade, não por robôs.

Com isso, você consegue tornar a sua experiência com empreendedorismo digital ainda mais prática e menos burocrática. 

Para conhecer os nossos planos, entre em contato conosco! Para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?