Vale a pena abrir empresa para trabalhar como PJ?

Quer seja pela baixa disponibilidade de vagas CLT, quer seja pelo interesse crescente dos brasileiros em empreender e serem donos do próprio negócio, o fato é que cada vez mais aumenta o número de autônomos no Brasil. 

Tendo isso em vista, faz-se necessário elucidar algumas questões sobre a atuação desse profissional e disponibilizar informações para aqueles que desejam atuar por conta própria. 

Nesse sentido, uma questão que sempre revisita é:  vale a pena abrir CNPJ para a atuar como autônomos. 

Por isso, criamos esse material para esclarecer se vale a pena trabalhar como PJ.

O que é a legalização de empresas?

O processo de legalização de empresa, ou a abertura de empresa, consiste no conjunto de registros necessários para que uma empresa passe a existir perante o governo. 

Uma das etapas desse processo é a solicitação e abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ, que é o principal documento de uma empresa sendo emitido pela Receita Federal.

Por meio desse processo, o negócio consegue arcar com suas obrigações fiscais enquanto contribuinte e exercer as suas atividades conforme a lei, recolhendo seus impostos.

O processo não é exclusivo para grandes empresas. Atualmente, é usado por muitos profissionais autônomos e liberais que desejam mais segurança e formalidade nas suas prestações de serviço e, por isso, optam por trabalhar como PJ. A questão é: vale a pena?

Você também pode se interessar por: Gestão tributária: entenda sua função e como implementá-la!

 

Abrir empresa para trabalhar como PJ: vale a pena?

Profissionais autônomos e liberais têm a possibilidade de abrir empresa para trabalhar como PJ. Ao fazerem isso, esses profissionais passam a configurar uma microempresa e a receberem os recursos e as responsabilidades de um CNPJ.

Essa alternativa pode ser muito vantajosa, visto que, ao abrir empresa para trabalhar como PJ, o trabalhador tem a possibilidade de reduzir a sua carga tributária, visto que a tributação de autônomos, além de complexa, pode ser consideravelmente mais onerosa do que  a tributação de empresas, já que a alíquota do Imposto de Renda pode chegar a 27,5%.

Além disso, abrir um CNPJ também oferece uma série de outras vantagens que possibilitam que o profissional aumente a sua carteira de clientes, tenha acesso a benefícios que podem melhorar a qualidade do seu trabalho e possa oferecer um serviço mais profissional. 

Vantagens de abrir empresa para trabalhar como PJ

Existem diversas vantagens que um autônomo pode ter ao trabalhar como PJ. Dentre elas, destacamos:

Emissão de nota fiscal

A emissão de nota fiscal é uma vantagem exclusiva de empresas formalizadas e pode impactar diretamente nos negócios, visto que pode aumentar consideravelmente a sua carteira de clientes.

Isso porque muitas empresas só adquirem produtos e serviços de fornecedores que emitem nota fiscal, para fins de organização, controle e transparência. Dessa forma, não emitir nota fiscal limita os consumidores que você pode alcançar.

Hoje em dia, pessoas físicas são mais exigentes quanto à emissão de nota fiscal, visto que isso significa que o negócio é formalizado, portanto, alvo de fiscalização e controle.

Acesso a condições especiais de crédito e financiamento

Outra grande vantagem da abertura de CNPJ é o acesso a linhas especiais de crédito e financiamento, com alíquotas mais atraentes e opção mais agradáveis de parcelamento. 

Essa vantagem pode ser usada para expandir o seu negócio, possibilitando uma completa transformação nos resultados da empresa.

Participação em licitações públicas

Outra grande vantagem que se adquire ao trabalhar como PJ é a possibilidade de participar de licitações públicas. 

Com isso, você conseguirá vender os seus serviços ou produtos para o governo, atendendo a eventos e/ou órgãos da administração pública, potencializando o seu lucro.

Possibilidade de contratar funcionários

Para aqueles que possuem o interesse em expandir os negócios, a abertura de empresas também possibilita a contratação formal de funcionários.

Assim, você consegue oferecer vagas atraentes, com benefícios e contribuição tributária, para ter funcionários capacitados trabalhando para o crescimento do seu empreendimento.

Acesso a mais fornecedores

Se o seu trabalho demanda a aquisição de produtos e matéria-prima, trabalhar como PJ também pode ser muito vantajoso, visto que te dá acessos a mais fornecedores.

Muitos fornecedores se especializam exclusivamente no fornecimento de produtos para empresas, com condições mais atraentes de preço, parcelamento e prazos. Enquanto pessoa jurídica, você também terá acesso a esses fornecedores.

Formalização do negócio

Por fim, a vantagem mais importante da abertura de empresa para atuação autônoma é a formalização efetiva do negócio, permitindo que ele esteja conforme a legislação e arque com seus tributos cabíveis. 

Ao trabalhar como pessoa jurídica, você garante que irá cumprir com as suas obrigações fiscais, recolhendo os impostos necessários, formalizando a sua atividade, evitando irregularidades, multas e sanções. 

https://www.pbacontabilidade.com.br/fale-com-contabilidade-em-belo-horizonte/

Conheça as soluções da PBA Contabilidade!

Se está pensando em trabalhar como PJ e precisa de apoio contábil para legalizar e/ou manter a sua empresa, precisa conhecer a PBA Contabilidade.

A PBA é uma empresa que oferece soluções contábeis na região de Belo Horizonte – MG há mais de 20 anos. Antes com o nome de Abra Contábil, se tornou a PBA em 2020, somando a expertise acumulada de mais de 2 décadas de exercício com inovação e tecnologia, elevando o nível das suas entregas.

Assumimos a responsabilidade da legalização de empresas e fazemos o acompanhamento de todas as responsabilidades fiscais e financeiras posteriores para que você possa se dedicar integralmente ao crescimento do seu negócio. 

Para contar com o suporte integral do nosso time de especialistas, entre em contato e fale com um dos nossos consultores.

Se gostou desse artigo, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais, em que disponibilizamos semanalmente mais conteúdos informativos sobre contabilidade e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?