Precisa mudar de contabilidade? A PBA tem a solução

Pensando em trocar de contador? Sabia que este é um direito de todo empresário! Você pode fazer a troca dos serviços contábeis de sua empresa, independentemente dos motivos.

Atualmente, boa parte dos empresários, não compreendem que este um procedimento é bastante simples, e que pode ser fundamental para a manutenção e regularidade fiscal de uma atividade empresarial. 

Neste conteúdo, nos dedicamos a responder algumas perguntas a fim de esclarecer as principais dúvidas a respeito deste assunto. Leia com atenção e compreenda os passos para mudar de contabilidade

A importância de uma boa contabilidade para a sua empresa

O setor contábil possui uma grande importância no futuro dos negócios, uma vez que seu controle e acompanhamento impactam diretamente nos resultados. 

No entanto, a contabilidade vai além do papel de auxiliar nos desenvolvimentos das atividades burocráticas e assegurar a aplicação de uma gestão eficiente. Isso porque ela também é uma ferramenta obrigatória para as empresas, com exceção do MEI. 

Para tanto diversos são os benefícios que elencam a importância de contar com apoio de uma boa contabilidade, sendo eles: 

  • Planejamento de despesas;
  • Evita o surgimento de despesas desnecessárias;
  • Projeta o crescimento no setor;
  • Reduz gastos na empresa; 
  • Aumento da segurança em todas as operações. 

Aproveite para aprender mais lendo: Exclusão do Simples Nacional: entenda como funciona.

É possível trocar de contador?

Se a atual empresa que presta serviço contábil para a sua empresa, não vem correspondendo às expectativas e/ou necessidades do negócio, é possível mudar de contabilidade

No entanto, além desses outros motivos também podem fazer com que os empresários mudem de contador: 

  • Baixa qualidade no atendimento;
  • Dificuldade na comunicação;
  • Descumprimento do prazo; 
  • Adoção de ferramentas desatualizadas;
  • Falta de acompanhamento da legislação.

Esses são alguns dos motivos que podem minar o relacionamento entre contador e empresário, fazendo com que deseje mudar de contabilidade. 

Como mudar de contabilidade

Confira agora, o passo a passo que criamos para te ajudar a compreender melhor como esse processo pode ser efetuado, sem grandes dores de cabeça. 

Consulte o contrato social

O primeiro passo quando se considera mudar de contabilidade, é fazer a análise do atual contrato da prestação de serviços contábeis. 

Isso porque, pode haver cláusulas que preveem a cobrança de multas em caso de rescisão e a obrigação do cumprimento de aviso prévio.  

Verificar pendências

Em segundo lugar, é preciso verificar a existência de pendências, parcelamentos, débitos municipais, estaduais ou federais. 

Para tanto, nossa dica é a realização de uma análise dos documentos da corporação dos últimos 5 anos atrás, buscando por erros ou situações que causem pendências. 

Comunicar decisão ao atual contador

Após decidir mudar de contabilidade é preciso oficializar a sua decisão, solicitando o distrato do contrato de serviço. Este contato deve ser feito objetivamente e esclarecedor.

Mas atenção, ao comunicar a decisão de encerramento da prestação de serviços contábeis, é necessário solicitar ao seu atual contador o histórico contábil de sua empresa. 

Contratar um novo serviço

Ao iniciar o processo de mudanças de contador, é fundamental que o empresário já esteja procurando por um novo profissional. Mesmo que ainda não possa consolidar sua decisão, fazendo a contração de um novo serviço. 

Sendo importante buscar por um escritório que oriente as rotinas financeiras cobertas e integradas a necessidade de sua empresa.  

A PBA Contabilidade é a solução que você procura!

Agora que você, empresário, já compreende como uma boa contabilidade é importante para a sua empresa e como encontrar um novo contador. Chegou o momento de contar com o suporte de nossas soluções especializadas!

A contabilidade gerencial proposta pela PBA Contabilidade em Belo Horizonte, dá suporte e apoio para os clientes poderem decidir com segurança os rumos a serem tomados.

Dispomos de um sistema de atendimento virtual, onde você poderá ter suas solicitações atendidas, além do acesso rápido, fácil e seguro de seus documentos (Certidões Negativas, Guias de Recolhimento, Cópia de Contrato Social e etc).

 Mais conteúdos informativos sobre contabilidade, gestão financeira e empreendedorismo podem ser encontrados em nosso blog e em nossas redes sociais.


Aproveite para ler: Gestão tributária: entenda sua função e como implementá-la!

 

https://www.pbacontabilidade.com.br/fale-com-contabilidade-em-belo-horizonte/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?