Como tirar nota fiscal eletrônica: passo a passo

A nota fiscal eletrônica é uma vertente digital da já conhecida nota fiscal. Para entendermos, juntos, um pouco mais sobre ela, respondemos as quatro perguntas seguintes. Esta será uma leitura rápida e esclarecedora.

O que é a nota fiscal?

A nota fiscal, nada mais é do que, um registro, a emissão de um recibo fiscal. Esse documento é obrigatório em qualquer tipo de transação que envolva a venda de produtos ou serviços, formalizando a transação de mercadorias ou serviços prestados.

Por que é necessário emitir nota fiscal?

É por meio das notas fiscais que a Receita Federal calcula o quanto de dinheiro está sendo movimentado em todas as transações comerciais do país. o termo “sonegação fiscal”, diz respeito a “esconder” do governo transações envolvendo dinheiro.

Além disso, a nota fiscal é uma garantia ao consumidor, que por meio dela, pode solicitar a troca ou reembolso por algum produto inadequado ou quebrado, ou até, serviços prestados de forma irregular.

Para as empresas, a nota fiscal serve ainda, como comprovante de que você paga impostos e tributos em dia, aumentando a credibilidade da sua empresa perante fornecedores e clientes.

O que é preciso para emitir nota fiscal eletrônica?

A NFe (Nota Fiscal Eletrônica) é um formato mais moderno para a emissão de notas fiscais no Brasil. 

Nesta etapa do artigo vamos explicar tudo por tópicos, para que fique mais fácil entender todo o processo.

  1. Descubra qual tipo de nota fiscal sua empresa deve emitir – os tipos mais comuns são de produtos, serviços ou para consumidores.
  2. Confirme seu cadastro fiscal junto à Receita Federal – neste caso um contador ou empresa terceirizada, como a PB Contabilidade podem auxiliar.
  3. Tenha um certificado digital – o órgão responsável por essa certificação é p ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiro).
  4. Faça seu credenciamento na Secretaria da Fazenda – se sua nota for de serviço o local a ser procurado é a prefeitura da cidade onde sua empresa está.
  5. Escolha um software gerador de nota fiscal eletrônica – existem vários no mercado, estude qual se adequará melhor às suas necessidades.
  6. Caso você seja MEI, o processo e os caminhos para emissão são mais simples, porém diferentes e podem ser verificados junto a órgão de apoio ao empreendedor, o SEBRAE, por exemplo, ou mesmo em uma consultoria com empresas especializadas em contabilidade.

O que deve constar na nota fiscal?

As etapas previstas em uma nota fiscal eletrônica, são, segundo o SEBRAE:

  1. Pedido de compra ou pagamento de serviço.
  2. Aceite do pedido e emissão da NF-e, com envio para Secretaria da Fazenda do estado ou município e Receita Federal.
  3. Autenticação da transação.
  4. Envio da NF-e via internet ao lojista ou prestador de serviço.
  5. Mercadoria, acompanhada de um documento auxiliar da NF-e, é enviada ao lojista ou prestador de serviço.
  6. Prestador de serviços emite NF-e ou lojista emite cupom fiscal para produto.
  7. Secretaria da Fazenda do estado ou do município recebe os dados da transação e envia a autenticação.
  8. Cliente recebe cupom fiscal, no caso de produtos comprados em loja física, ou enviada por e-mail, após pagamento nas transações virtuais.
  9. Lojista emite relatórios fiscais de fechamento de caixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?